Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Silvia Terezinha de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:17:50Z-
dc.date.available2020-11-24T14:17:50Z-
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationSOUZA, Silvia Terezinha de. Dificuldades encontradas na produção de texto em sala de aula. 2012. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20793-
dc.description.abstractThis work aim sat the acquisition of the written language, specifically with regard to textual production. The study is guided by bench mark authors Historical and Cultural Theory in systematic studies of Geraldi (1997), Koch(1997) and Travaglia (1997), which empha size the importance of cohesion and coherence in writing a text organized by a student who wants to say something some one. Bakhtin (1997) defends the genres of discourse and ideology contained in each word, and finally are flection on the professional practice of educators facing the challenges and obstacles of the profession. Through literature search, study and written about well that some authors define strategies and concepts in textual production. With this study we found some gaps created by the teaching of the mother tongue in a structuralist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Português escritopt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectPortuguese language - Writingpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Written portuguesept_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.subjectComprehensionpt_BR
dc.titleDificuldades encontradas na produção de texto em sala de aulapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como tema a aquisição da modalidade escrita da língua, especificamente no que se refere à produção textual. O estudo se orientou pelo referencial de autores da Teoria Histórico Cultural, nos estudos sistematizados de Geraldi (1997), Koch(1997) e Travaglia (1997), que ressaltam a importância da coesão e da coerência na escrita de um texto organizado por um aluno que quer dizer algo a alguém.Bakhtin (1997) defende os gêneros do discurso bem como a ideologia contida em cada palavra, e finalmente uma reflexão a respeito da prática profissional do educador frente aos desafios e obstáculos da profissão. Através de pesquisa bibliográfica, foram estudas e resenhadas obras de alguns autores que escrevem sobre estratégias e conceitos na produção textual. Com esse estudo constataram-se algumas lacunas criadas pela maneira estruturalista de ensinar a língua materna.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_40.pdf155,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.