Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20776
Título: Técnica de ensino na educação especial
Autor(es): Onishi, Getulio Issamo
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Inclusão escolar
Ensino - Metodologia
Educação - Estudo e ensino
Mainstreaming in education
Teaching - Methodology
Education - Study and teaching
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ONISHI, Getulio Issamo. Técnica de ensino na educação especial. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O trabalho de pesquisa em questão tem por fim abordar o início da história da educação especial no Brasil, bem como, assuntos e questionamentos sobre a inclusão social do indivíduo com necessidades educacionais especiais. No tocante as questões da educação especial no Brasil, o Senador Flávio Arns foi o propulsor do desenvolvimento e incentivou a criação de espaços inclusivos. Apresentar-se-á dados estatísticos relativos à inclusão de alunos especiais, na rede regular de ensino da Escola La Salette, localizada no município de Nova Londrina, dos últimos cinco anos; comentar sobre a técnica de ensino adotada pela referida instituição de ensino, objetivando entender o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidade educativa especial; da avaliação nas etapas de desenvolvimento acadêmico e do planejamento de aula. Questionamentos e análises surgirão, no decorrer do referido estudo, relacionados à questão da acessibilidade do indivíduo portador de necessidades educativas especiais; à dificuldade encontrada no cotidiano; ao problema da adaptação curricular, à avaliação da aprendizagem e inclusão na rede regular de ensino. Considerações finais: a educação é um processo de construção da consciência crítica; perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos; avaliação contínua do ensino - aprendizagem; desenvolvimento do potencial dos alunos especiais sem distinção e encaminhá-los para inclusão na regular de ensino.
Abstract: The research in question is intended to deal with the early history of special education in Brazil, as well as, issues and questions on social inclusion of individuals with special educational needs. As regards the issues of special education in Brazil, Senator Flávio Arns was the engine of development and encouraged the creation of inclusive spaces. Get introduced to statistics relating to the inclusion of special students on regular school education network La Salette, located in the city of Nova Londrina, the past five years; comment on teaching technique adopted by the educational institution, aiming to understand the cognitive development of the students with special educational needs; the evaluation on the academic development and stages of the planning of the classroom. Questions and analyses will emerge in the course of this study, related to the issue of accessibility of individuals with special educational needs; the difficulty encountered in everyday life; the problem of adapting curriculum, evaluation of learning and inclusion in the regular school network. Final thoughts: education is a process of building the critical conscience; notice the special educational needs of the students; continuous review of teaching and learning; development of the potential of special pupils without distinction and refer them for inclusion in regular education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20776
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_09.pdf321,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.