Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20748
Título: | Recursos tecnológicos: uma nova perspectiva para o ensino de ciências |
Autor(es): | Balani, Cilene |
Orientador(es): | Sandmann, André |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Tecnologia educacional Ensino - Metodologia Science - Study and teaching Educational technology Teaching - Methodology |
Data do documento: | 1-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BALANI, Cilene. Recursos tecnológicos: uma nova perspectiva para o ensino de ciências. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a importância da utilização de Recursos Tecnológicos como estratégia metodológica no ensino de ciências, as dificuldades encontradas no ensino de ciências, o papel do professor diante dos recursos tecnológicos, a necessidade de capacitação dos profissionais da educação para uma mudança de paradigma pedagógico e disseminação do uso de tecnologia no contexto escolar, os principais recursos tecnológicos disponíveis, ressaltando as vantagens que o uso das novas tecnologias oferece ao processo de ensino-aprendizagem, os projetos de inclusão de novas tecnologias implantados pelos governos Federais, Estaduais e municipais nas escolas públicas. Foram analisados textos de autores como Moran, Almeida, Marti, Sampaio, Linâneo entre outros. Chegando a conclusão que os recursos tecnológicos são ferramentas importantes para a educação, no entanto, é preciso utilizar corretamente, com critérios, competência, técnica e conhecimento. |
Abstract: | This work had as its theme the importance of the use of Technology Resources as a methodological strategy in science education, the difficulties encountered in science education, the role of the teacher in front of technological resources, the need for training of education professionals for a paradigm shift teaching and dissemination of technology use in the school context, the main technological resources available, highlighting the advantages that the use of new technologies provides the teaching-learning projects include new technologies deployed by governments federal, state and municipal in public schools. We analyzed texts from authors such as Moran, Adams, Marti, Sampaio, Linâneo among others. Reaching the conclusion that technological resources are important tools for education, however, it is necessary to use properly, with criteria, competence, skill and knowledge. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20748 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_I_2012_06.pdf | 231,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.