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Título: Estratégias para o ensino de língua portuguesa como segunda língua na educação indígena
Autor(es): Piano, Carine
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Bilingüismo
Aquisição da segunda língua
Teaching - Methodology
Bilingualism
Second language acquisition
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PIANO, Carine. Estratégias para o ensino de língua portuguesa como segunda língua na educação indígena. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A educação indígena brasileira é caracterizada por uma diversidade ímpar. Dentro deste contexto, é real a dificuldade encontrada pelos profissionais para se trabalhar as diversas disciplinas do currículo, em especial, a língua portuguesa. Diante disso, este trabalho teve como objetivo buscar, através de pesquisa bibliográfica, estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa em comunidades indígenas, uma vez que possuem o português como segunda língua, caracterizando-se como sujeitos bilíngues. Utilizaram-se diversas teorias de ensino de português, destacando os gêneros discursivos/textuais, pedagogia dos projetos e pedagogia culturalmente sensível, destacando que, para que haja uma aprendizagem significativa, os professores devem aproximar o máximo possível os conhecimentos da realidade vivenciada pelos alunos. Para tal, faz-se necessário a elaboração de material didático específico para cada comunidade.
Abstract: La educación indígena brasileña se caracteriza por una diversidad única. Dentro de este contexto, es la dificultad de los verdaderos profesionales a trabajar para las distintas disciplinas del currículo, en particular la lengua portuguesa. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo buscar, a través de la investigación bibliográfica, las estrategias metodológicas para la enseñanza de la lengua portuguesa en las comunidades indígenas, ya que tienen el portugués como segunda lengua, caracterizándolos como sujetos bilingües. Se ha utilizado diversas teorías de la enseñanza del portugués, destacando los géneros discursivos/textuales, pedagogía de los proyectos y pedagogía culturalmente sensible, y señaló que, para que exista un aprendizaje significativo, los profesores deben acercar el conocimiento a la realidad experimentada por los estudiantes. Para ello, es necesario elaborar material educativo específico para cada comunidad.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20721
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