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dc.creatorPiano, Carine
dc.date.accessioned2020-11-24T14:10:56Z-
dc.date.available2020-11-24T14:10:56Z-
dc.date.issued2014-10-04
dc.identifier.citationPIANO, Carine. Estratégias para o ensino de língua portuguesa como segunda língua na educação indígena. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20721-
dc.description.abstractLa educación indígena brasileña se caracteriza por una diversidad única. Dentro de este contexto, es la dificultad de los verdaderos profesionales a trabajar para las distintas disciplinas del currículo, en particular la lengua portuguesa. Por lo tanto, este trabajo tuvo como objetivo buscar, a través de la investigación bibliográfica, las estrategias metodológicas para la enseñanza de la lengua portuguesa en las comunidades indígenas, ya que tienen el portugués como segunda lengua, caracterizándolos como sujetos bilingües. Se ha utilizado diversas teorías de la enseñanza del portugués, destacando los géneros discursivos/textuales, pedagogía de los proyectos y pedagogía culturalmente sensible, y señaló que, para que exista un aprendizaje significativo, los profesores deben acercar el conocimiento a la realidad experimentada por los estudiantes. Para ello, es necesario elaborar material educativo específico para cada comunidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionpt_BR
dc.titleEstratégias para o ensino de língua portuguesa como segunda língua na educação indígenapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA educação indígena brasileira é caracterizada por uma diversidade ímpar. Dentro deste contexto, é real a dificuldade encontrada pelos profissionais para se trabalhar as diversas disciplinas do currículo, em especial, a língua portuguesa. Diante disso, este trabalho teve como objetivo buscar, através de pesquisa bibliográfica, estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa em comunidades indígenas, uma vez que possuem o português como segunda língua, caracterizando-se como sujeitos bilíngues. Utilizaram-se diversas teorias de ensino de português, destacando os gêneros discursivos/textuais, pedagogia dos projetos e pedagogia culturalmente sensível, destacando que, para que haja uma aprendizagem significativa, os professores devem aproximar o máximo possível os conhecimentos da realidade vivenciada pelos alunos. Para tal, faz-se necessário a elaboração de material didático específico para cada comunidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
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