Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667
Título: A utilização de filmes como recurso pedagógico em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas
Autor(es): Tomasi, Beatriz Maria Heim
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Ensino criativo
Teaching - Methodology
Learning strategies
Creative teaching
Data do documento: 9-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TOMASI, Beatriz Maria Heim. A utilização de filmes como recursos pedagógicos em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas. 2015. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O filme é um recurso pedagógico atrativo audiovisual que propicia a comunicação dialogada e promove a discussão que relaciona o saber do senso comum observado ao conhecimento cientifico significativo apresentado. O potencial didático de um filme é analisado como objeto de reflexão que permite a reelaboração do conhecimento, sugerindo a interdisciplinaridade e o trabalho conjunto com outras ferramentas pedagógicas. A intencionalidade da utilização desta ferramenta nas aulas de química numa abordagem das drogas licitas é oportunizar ao educando o interesse primeiramente a conhecer com propriedade o saber cultural e cientifico além daquilo que ele tem como informação desconexa e duvidosa por uma linguagem cotidiana que é apresentada nas diferentes mídias. O papel do professor mediador neste processo de aprendizagem é apresentado como um planejamento didático pedagógico que extrai todas as possibilidades de saberes científicos e sócios-culturais numa dinâmica interativa egeradora de questionamentos e o desejo á busca de novos esclarecimentos. Os filmes Obrigada por Fumar e O óleo de Lorenzo temo intuito de sensibilizar ao estudantes em finalidades divergentes quanto ao uso das drogas químicas licitas. O processo da aprendizagem nesta abordagem tem o encaminhamento do contexto midiático audiovisual que interpreta a realidade ao sistemático da compreensão das estruturas moleculares e nomenclaturas cientificas. A ciência é então percebida e analisada como um todo presente no cotidiano dos sujeitos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_19.pdf866,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.