Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomasi, Beatriz Maria Heim
dc.date.accessioned2020-11-24T14:06:56Z-
dc.date.available2020-11-24T14:06:56Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationTOMASI, Beatriz Maria Heim. A utilização de filmes como recursos pedagógicos em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas. 2015. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.titleA utilização de filmes como recurso pedagógico em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO filme é um recurso pedagógico atrativo audiovisual que propicia a comunicação dialogada e promove a discussão que relaciona o saber do senso comum observado ao conhecimento cientifico significativo apresentado. O potencial didático de um filme é analisado como objeto de reflexão que permite a reelaboração do conhecimento, sugerindo a interdisciplinaridade e o trabalho conjunto com outras ferramentas pedagógicas. A intencionalidade da utilização desta ferramenta nas aulas de química numa abordagem das drogas licitas é oportunizar ao educando o interesse primeiramente a conhecer com propriedade o saber cultural e cientifico além daquilo que ele tem como informação desconexa e duvidosa por uma linguagem cotidiana que é apresentada nas diferentes mídias. O papel do professor mediador neste processo de aprendizagem é apresentado como um planejamento didático pedagógico que extrai todas as possibilidades de saberes científicos e sócios-culturais numa dinâmica interativa egeradora de questionamentos e o desejo á busca de novos esclarecimentos. Os filmes Obrigada por Fumar e O óleo de Lorenzo temo intuito de sensibilizar ao estudantes em finalidades divergentes quanto ao uso das drogas químicas licitas. O processo da aprendizagem nesta abordagem tem o encaminhamento do contexto midiático audiovisual que interpreta a realidade ao sistemático da compreensão das estruturas moleculares e nomenclaturas cientificas. A ciência é então percebida e analisada como um todo presente no cotidiano dos sujeitos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee2Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee3Bortoli, Marlene Magnoni
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_19.pdf866,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.