Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tomasi, Beatriz Maria Heim | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:06:56Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:06:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09 | |
dc.identifier.citation | TOMASI, Beatriz Maria Heim. A utilização de filmes como recursos pedagógicos em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas. 2015. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20667 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino criativo | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Creative teaching | pt_BR |
dc.title | A utilização de filmes como recurso pedagógico em aulas de química: uma abordagem contextualizada com o tema drogas lícitas | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O filme é um recurso pedagógico atrativo audiovisual que propicia a comunicação dialogada e promove a discussão que relaciona o saber do senso comum observado ao conhecimento cientifico significativo apresentado. O potencial didático de um filme é analisado como objeto de reflexão que permite a reelaboração do conhecimento, sugerindo a interdisciplinaridade e o trabalho conjunto com outras ferramentas pedagógicas. A intencionalidade da utilização desta ferramenta nas aulas de química numa abordagem das drogas licitas é oportunizar ao educando o interesse primeiramente a conhecer com propriedade o saber cultural e cientifico além daquilo que ele tem como informação desconexa e duvidosa por uma linguagem cotidiana que é apresentada nas diferentes mídias. O papel do professor mediador neste processo de aprendizagem é apresentado como um planejamento didático pedagógico que extrai todas as possibilidades de saberes científicos e sócios-culturais numa dinâmica interativa egeradora de questionamentos e o desejo á busca de novos esclarecimentos. Os filmes Obrigada por Fumar e O óleo de Lorenzo temo intuito de sensibilizar ao estudantes em finalidades divergentes quanto ao uso das drogas químicas licitas. O processo da aprendizagem nesta abordagem tem o encaminhamento do contexto midiático audiovisual que interpreta a realidade ao sistemático da compreensão das estruturas moleculares e nomenclaturas cientificas. A ciência é então percebida e analisada como um todo presente no cotidiano dos sujeitos. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.contributor.referee1 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.contributor.referee2 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.contributor.referee3 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_19.pdf | 866,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.