Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20647
Título: Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada
Título(s) alternativo(s): Hospital pedagogy: the importance of play activities in the process of recovery of the hospitalized child
Autor(es): Abreu, Joseane Valéria de
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Brinquedotecas
Atividades criativas na sala de aula
Estratégias de aprendizagem
Toy lending libraries
Creative activities and seat work
Learning strategies
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ABREU, Joseane Valéria de. Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a importância e a contribuição das atividades lúdicas realizadas com crianças que encontram-se hospitalizadas. A Brinquedoteca no ambiente hospitalar é um dos instrumentos utilizados para este propósito, e busca amenizar o isolamento causado pela internação. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar o surgimento deste espaço, sua importância, seu contexto histórico, e as necessidades que desencadearam esta ideia. Na Pedagogia Hospitalar é possível agregar educação e saúde, ambas unidas por um objetivo em comum, o bem estar da criança hospitalizada, visto que esta se priva de toda a sua rotina escolar e familiar. O profissional que atua neste espaço em sua maioria é o Pedagogo, denominado Brinquedista, que atua em conjunto com a Equipe Médica e de Enfermagem, respeitando as limitações de cada paciente. Ao final, foi realizada uma pesquisa de campo em um hospital da cidade de Paranavaí-PR que possui Brinquedoteca Hospitalar para verificar de que forma as atividades lúdicas contribuem para a recuperação da criança hospitalizada e quais seus resultados.
Abstract: This study aims to analyze the importance and contribution of play activities performed with children who are hospitalized. The Toy Library in the hospital environment is one of the instruments used for this purpose, and seeks to soften the isolation caused by hospitalization. Thus, a bibliographical research will be carried out in order to verify the emergence of this space, its importance, its historical context, and the needs that triggered this idea. Based on the authors Matos and Mugiatti (2011), Porto (2010), Fortuna (2008), Viegas (2008), Cunha (2011), among others, it is understood that from the Pedagogy Hospital it is possible to add education and health, both united by a common goal, the wellbeing of the hospitalized child, since this is deprived of all his school routine and family. The professional that acts in this space is mostly Pedagogo, called Toy, which works together with the Medical and Nursing Team, respecting the limitations of each patient. At the end, a field survey will be carried out in a hospital in the city of Paranavaí-PR, which has Hospital Brinquedoteca to verify how the recreational activities contribute to the recovery of hospitalized children and what their results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20647
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedagogiahospitalaratividadesludicas.pdf279,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.