Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20630
Título: | As vantagens da utilização de experimentos no processo de ensino-aprendizagem de física no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The advantages of using experiments in the teaching-learning process of physics in high school |
Autor(es): | Lambrecht, Eliakim Oscar |
Orientador(es): | Sehn, Elizandra |
Palavras-chave: | Educação Metodologia Pesquisa Education Methodology Research |
Data do documento: | 30-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LAMBRECHT, Eliakim Oscar. As vantagens da utilização de experimentos no processo de ensino-aprendizagem de física no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | A Física é uma ciência que estuda os fenômenos naturais, unindo teoria e prática. Porém, nas escolas, não é difícil notar que o ensino de Física no ensino médio tem se resumido à aplicação de fórmulas e conceitos que, na maioria das vezes, são tratados de forma superficial, fugindo da imaginação e do entendimento dos estudantes, tornando-se abstratos. Diante dessa situação, é de suma importância a utilização de uma estratégia didática que facilite o entendimento e a aprendizagem dos conteúdos de Física, neste caso as atividades experimentais. Com a utilização de experimentos no ensino de Física, é possível fazer com que o aluno tenha um pensamento diferente a respeito dos conceitos, uma vez que ele tem a oportunidade de observar e, inclusive, aplicar o fenômeno que está sendo estudado e, com isso, passa a ter um papel mais ativo na produção do seu próprio conhecimento, podendo questionar os fatos que estão sendo observados. Além disso, a contextualização dos conteúdos da disciplina de Física faz toda a diferença, a fim de facilitar o entendimento e despertar o interesse dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é destacar a influência positiva do método experimental no ensino de Física, no nível médio, no que se refere à compreensão dos conteúdos da disciplina por parte dos estudantes. Para isso, utilizou-se o método de Pesquisa Bibliográfica Descritiva. |
Abstract: | Physics is a science that studies natural phenomena, uniting theory and practice. However, in schools, it is not difficult to notice that the teaching of Physics in high school has been summarized to the application of formulas and concepts that, most of the time, are treated superficially, escaping from the imagination and understanding of the students, if abstract. Faced with this situation, it is extremely important to use a didactic strategy that facilitates the understanding and learning of Physics contents, in this case experimental activities. With the use of experiments in physics teaching, it is possible to make the student have a different thought about the concepts, once he has the opportunity to observe and even apply the phenomenon that is being studied and, with that , has a more active role in the production of its own knowledge, and may question the facts that are being observed. In addition, the contextualization of the contents of the physics discipline makes all the difference, in order to facilitate understanding and arouse students’ interest. In this sense, the objective of this work is to idealize the experimental teaching in the physics teaching, in high school, with respect to the understanding of the teaching requirements of the students. To do this, use the Descriptive Bibliographic Search method. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20630 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vantagensutilizacaoexperimentosprocesso.pdf | 213,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.