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Título: Manutenção sob condição de baterias chumbo-ácidas estacionárias ventiladas
Título(s) alternativo(s): On-condition maintenance of stationary lead-acid batteries
Autor(es): Nascimento, Danilo Freires do
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Baterias elétricas
Manutenção
Confiabilidade (Engenharia)
Vida útil (Engenharia)
Electric batteries
Maintenance
Reliability (Engineering)
Service life (Engineering)
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NASCIMENTO, Danilo Freires do. Manutenção sob condição de baterias chumbo-ácidas estacionárias ventiladas. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo apresenta uma análise de dados de deterioração das baterias chumbo-ácidas estacionárias ventiladas que compõem os sistemas de alimentação de emergência das cargas prioritárias das estações da Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo. O objetivo é a definição do tempo ótimo de atuações das equipes de manutenção (inspeções e manutenções preventivas), definição do tempo ótimo de substituição preventiva e ponto ótimo de ressuprimento. Aplica a teoria da engenharia da confiabilidade no que se refere à análise de deterioração e análise de dados de vida. As etapas deste estudo de caso englobam: apresentação dos princípios construtivos e de funcionamento das baterias chumbo-ácidas estacionárias ventiladas, seus modos de falha e mecanismos de deterioração, as abordagens da engenharia da confiabilidade para análise de deterioração, coleta e análise dos dados de deterioração das baterias e as conclusões e recomendações. O estudo obteve resultados de análises que podem trazer melhorias na gestão destes ativos, desde sua aquisição até sua substituição, tais como, ganhos financeiros e aumento de disponibilidade.
Abstract: This study presents a data analysis of the lead-acid vented batteries deterioration, that make up the emergency power systems of the stations’ priority loads of São Paulo’s Subway Line 1 - Blue. The objective is a definition of the optimal time for maintenance teams’ actuations (preventive inspections and maintenance), definition of optimal preventive replacement time and optimum resupplying point. It applies Reliability Engineering theory, like Deterioration and Life Data Analysis. This case study encompasses: presentation of the vented stationary batteries constructive and operating concepts, failure modes and deterioration mechanisms, as reliability engineering approaches for deterioration analysis, collection and analysis of deterioration data of batteries, conclusions and recommendations. The study obtained results of analyzes that can bring improvements in the management of its assets, from acquisition to replacement, such as financial gains and increased availability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18677
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