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Título: Estudo da otimização topológica em parte da suspensão de um veículo comercial
Título(s) alternativo(s): Study of topological optimization of a commercial vehicle’s suspension part
Autor(es): Presente, Eduardo Gabriel
Orientador(es): Javarez Junior, Laercio
Palavras-chave: Otimização estrutural
Veículos a motor - Molas e suspensão
Método dos elementos finitos
Software de aplicação
Projeto de produto
Structural optimization
Motor vehicles - Springs and suspension
Finite element method
Application software
Product design
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRESENTE, Eduardo Gabriel. Estudo da otimização topológica em parte da suspensão de um veículo comercial. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em engenharia mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Um dos maiores desafios de qualquer projeto de componentes mecânicos é concebê-los de tal maneira que o componente final seja leve e resistente. Para isso existem alternativas que vão desde a utilização de materiais especiais à otimização numérica. É aí que esse trabalho vem evidenciar que, um investimento maior no tempo de projeto preliminar, realizando otimizações guiadas por softwares comerciais gera resultados extremamente confiáveis e vantajosos. Tomando como exemplo o principal componente da suspensão de um veículo comercial, a técnica de otimização topológica e algumas considerações importantes acerca de ideias de design serão mostradas. Entretanto o objetivo não era criar uma nova ideia do zero, era aprimorar um design existente. Ao fazê-lo, foi possível reduzir a massa desse componente em cerca de 13%, mantendo não apenas algumas de suas características, mas também melhorando algumas delas.
Abstract: One of the biggest challenges of any mechanical component design is how to conceive it in such a way that the final component is light and sturdy. For this, there are alternatives that range from the use of special materials to numerical optimization. Thus, this work aims to show that, a greater investment of time in the preliminary design, conducting optimizations guided by commercial software, generates extremely reliable and advantageous results. Taking as an example the main component of a commercial vehicle suspension, the topological optimization technique and some valuable considerations about design ideas are displayed. However, the goal was not to conceive a new idea from scratch, it was to improve a current design. By doing so, it was possible to reduce this said component’s mass by around 13% while not only maintaining some of its traces, but also improving some of them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16281
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