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dc.creatorPresente, Eduardo Gabriel
dc.date.accessioned2020-11-19T19:51:22Z-
dc.date.available2020-11-19T19:51:22Z-
dc.date.issued2018-12-04
dc.identifier.citationPRESENTE, Eduardo Gabriel. Estudo da otimização topológica em parte da suspensão de um veículo comercial. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em engenharia mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16281-
dc.description.abstractOne of the biggest challenges of any mechanical component design is how to conceive it in such a way that the final component is light and sturdy. For this, there are alternatives that range from the use of special materials to numerical optimization. Thus, this work aims to show that, a greater investment of time in the preliminary design, conducting optimizations guided by commercial software, generates extremely reliable and advantageous results. Taking as an example the main component of a commercial vehicle suspension, the topological optimization technique and some valuable considerations about design ideas are displayed. However, the goal was not to conceive a new idea from scratch, it was to improve a current design. By doing so, it was possible to reduce this said component’s mass by around 13% while not only maintaining some of its traces, but also improving some of them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectStructural optimizationpt_BR
dc.subjectMotor vehicles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.titleEstudo da otimização topológica em parte da suspensão de um veículo comercialpt_BR
dc.title.alternativeStudy of topological optimization of a commercial vehicle’s suspension partpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios de qualquer projeto de componentes mecânicos é concebê-los de tal maneira que o componente final seja leve e resistente. Para isso existem alternativas que vão desde a utilização de materiais especiais à otimização numérica. É aí que esse trabalho vem evidenciar que, um investimento maior no tempo de projeto preliminar, realizando otimizações guiadas por softwares comerciais gera resultados extremamente confiáveis e vantajosos. Tomando como exemplo o principal componente da suspensão de um veículo comercial, a técnica de otimização topológica e algumas considerações importantes acerca de ideias de design serão mostradas. Entretanto o objetivo não era criar uma nova ideia do zero, era aprimorar um design existente. Ao fazê-lo, foi possível reduzir a massa desse componente em cerca de 13%, mantendo não apenas algumas de suas características, mas também melhorando algumas delas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Javarez Junior, Laercio
dc.contributor.referee1Javarez Junior, Laercio
dc.contributor.referee2Verástegui, Roger Navarro
dc.contributor.referee3Perini, Gustavo Pertile
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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