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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1072
Título: | Equações algébricas no ensino médio: história, resolução numérica e tecnologia educacional |
Autor(es): | Abbeg, Thiago Phelippe |
Orientador(es): | Ortega Junior, Rubens Robles |
Palavras-chave: | Equações Álgebra Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) Análise numérica Professores de matemática - Formação Prática de ensino Tecnologia educacional Software - Matemática Matemática Equations Algebra Mathematics - Study and teaching (High school) Numerical analysis Mathematics teachers - Training of Student teaching Educational technology Computer software - Mathematics Mathematics |
Data do documento: | 17-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ABBEG, Thiago Phelippe. Equações algébricas no ensino médio: história, resolução numérica e tecnologia educacional. 2015. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | O assunto Equações Algébricas é estudado na 3ª Série do Ensino Médio. Basicamente, os estudantes aprendem que, se a equação possui solução racional então esta pertencerá a um conjunto que pode ser estabelecido. No entanto, caso a equação possua alguma raiz irracional, nenhum método é abordado. Além disso, pelo fato de os exemplos praticados serem todos de equações com raízes racionais, muitos estudantes concluem o ciclo básico acreditando que se pode resolver qualquer equação utilizando o algoritmo de Briot-Ruffini. Com objetivo de completar esta lacuna deixada na formação do estudante, o presente trabalho propõe um recurso mais amplo para o estudo de Equações Algébricas, que combina três ingredientes: visão histórica do tema, implementação de um método numérico simples e eficaz (o da Bisseção), e utilização da Tecnologia Educacional proporcionada pelo aplicativo GeoGebra. |
Abstract: | The Algebraic Equations subject are studied in the High School. Basically, the students learn that, if the equation has rational solution then this will belong to a set that can be established. However, if the equation has some irrational root, no method is approached. Furthermore, because the examples are all practiced with equation with rational roots, many students complete the basic cycle believing that we can solve any equation using the algorithm of Briot-Ruffini. In order to complete this gap left in the student’s formation, this work proposes a broader approach to the study of Algebraic Equations, which combines three ingredients: historical overview of the issue, implementing a simple and effective numerical method (of the Bisection) and use of Educational Technology provided by GeoGebra. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1072 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
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