Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbbeg, Thiago Phelippe-
dc.date.accessioned2015-02-27T14:50:41Z-
dc.date.available2015-02-27T14:50:41Z-
dc.date.issued2014-12-17-
dc.identifier.citationABBEG, Thiago Phelippe. Equações algébricas no ensino médio: história, resolução numérica e tecnologia educacional. 2015. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1072-
dc.description.abstractThe Algebraic Equations subject are studied in the High School. Basically, the students learn that, if the equation has rational solution then this will belong to a set that can be established. However, if the equation has some irrational root, no method is approached. Furthermore, because the examples are all practiced with equation with rational roots, many students complete the basic cycle believing that we can solve any equation using the algorithm of Briot-Ruffini. In order to complete this gap left in the student’s formation, this work proposes a broader approach to the study of Algebraic Equations, which combines three ingredients: historical overview of the issue, implementing a simple and effective numerical method (of the Bisection) and use of Educational Technology provided by GeoGebra.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware - Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching (High school)pt_BR
dc.subjectNumerical analysispt_BR
dc.subjectMathematics teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer software - Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleEquações algébricas no ensino médio: história, resolução numérica e tecnologia educacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO assunto Equações Algébricas é estudado na 3ª Série do Ensino Médio. Basicamente, os estudantes aprendem que, se a equação possui solução racional então esta pertencerá a um conjunto que pode ser estabelecido. No entanto, caso a equação possua alguma raiz irracional, nenhum método é abordado. Além disso, pelo fato de os exemplos praticados serem todos de equações com raízes racionais, muitos estudantes concluem o ciclo básico acreditando que se pode resolver qualquer equação utilizando o algoritmo de Briot-Ruffini. Com objetivo de completar esta lacuna deixada na formação do estudante, o presente trabalho propõe um recurso mais amplo para o estudo de Equações Algébricas, que combina três ingredientes: visão histórica do tema, implementação de um método numérico simples e eficaz (o da Bisseção), e utilização da Tecnologia Educacional proporcionada pelo aplicativo GeoGebra.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ortega Junior, Rubens Robles-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Abbeg, Thiago Phelippe_2014.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.