Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151
Título: A estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação
Título(s) alternativo(s): The aesthetics and circulation of Fake News during the presidential campaign of 2018: challenges to the epistemology of information
Autor(es): Morais Filho, Luís Carlos
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Campanhas eleitorais - Brasil
Fake news
Análise do discurso
Teoria da informação - Estética
Filosofia da mente
Estética moderna - Séc. XXI
Redes sociais
Semiótica
Presidents - Brazil - Election - 2018
Political campaigns - Brazil
Discourse analysis
Information theory - Aesthetics
Philosophy of mind
Aesthetics, Modern - 21st century
Social networks
Semiotics
Data do documento: 30-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORAIS FILHO, Luís Carlos. A estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Apresenta-se, por meio deste trabalho, uma discussão de caráter epistemológico acerca dos conceitos de informação, mensagem e discurso e de sua aplicação à análise de objetos pertencentes à esfera das atividades discursivas e estéticas envolvidas na disseminação de fake news por meio de mensagens visuais e audiovisuais durante o período da campanha às eleições presidenciais brasileiras de 2018. Os aportes teóricos escolhidos são, majoritariamente, informacionais, com maior ênfase nos trabalhos de Claude Shannon (1964) e Luciano Floridi (2011; 2019). Também estão incluídos no escopo das reflexões feitas autores do campo da estética que, de alguma forma, tenham participado da reflexão sobre os conceitos de informação, mensagem e discurso em seu campo específico, tais como Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) e Max Bense (2003). Trabalha-se com a hipótese de que, corrigidos os níveis de abstração, é possível analisar a produção e a distribuição de mensagens com conteúdo falso mediadas no contexto das redes sociais e identificar os fatores que possibilitam a construção da sensação de verossimilhança necessária à sua eficácia.
Abstract: It is intended to present, through this work, an epistemological discussion about the concepts of information, message and speech and its application to the analysis of objects belonging to the sphere of discursive and aesthetic activities involved in the dissemination of fake news through visual and audiovisual messages during the campaign period for the 2018 Brazilian presidential elections. The theoretical contributions chosen are mostly informational, with greater emphasis on the works of Claude Shannon (1964) and Luciano Floridi (2011; 2019). Authors from the field of aesthetics who, in some way, participated in the reflection on the concepts of information, message and discourse in their specific field, such as Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) and Max Bense (2003) are also included in the scope of the reflections made. We work with the hypothesis that, given the correct levels of abstraction, it is possible to analyze the production and distribution of messages with false content mediated in the context of social networks and to identify the factors that enable the construction of the sensation of verisimilitude necessary for their efficiency.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fakenewscampanhapresidencial.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.