Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais Filho, Luís Carlos-
dc.date.accessioned2020-08-28T17:26:51Z-
dc.date.available2020-08-28T17:26:51Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.citationMORAIS FILHO, Luís Carlos. A estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151-
dc.description.abstractIt is intended to present, through this work, an epistemological discussion about the concepts of information, message and speech and its application to the analysis of objects belonging to the sphere of discursive and aesthetic activities involved in the dissemination of fake news through visual and audiovisual messages during the campaign period for the 2018 Brazilian presidential elections. The theoretical contributions chosen are mostly informational, with greater emphasis on the works of Claude Shannon (1964) and Luciano Floridi (2011; 2019). Authors from the field of aesthetics who, in some way, participated in the reflection on the concepts of information, message and discourse in their specific field, such as Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) and Max Bense (2003) are also included in the scope of the reflections made. We work with the hypothesis that, given the correct levels of abstraction, it is possible to analyze the production and distribution of messages with false content mediated in the context of social networks and to identify the factors that enable the construction of the sensation of verisimilitude necessary for their efficiency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPresidentes - Brasil - Eleições, 2018pt_BR
dc.subjectCampanhas eleitorais - Brasilpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTeoria da informação - Estéticapt_BR
dc.subjectFilosofia da mentept_BR
dc.subjectEstética moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPresidents - Brazil - Election - 2018pt_BR
dc.subjectPolitical campaigns - Brazilpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectInformation theory - Aestheticspt_BR
dc.subjectPhilosophy of mindpt_BR
dc.subjectAesthetics, Modern - 21st centurypt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.titleA estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe aesthetics and circulation of Fake News during the presidential campaign of 2018: challenges to the epistemology of informationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApresenta-se, por meio deste trabalho, uma discussão de caráter epistemológico acerca dos conceitos de informação, mensagem e discurso e de sua aplicação à análise de objetos pertencentes à esfera das atividades discursivas e estéticas envolvidas na disseminação de fake news por meio de mensagens visuais e audiovisuais durante o período da campanha às eleições presidenciais brasileiras de 2018. Os aportes teóricos escolhidos são, majoritariamente, informacionais, com maior ênfase nos trabalhos de Claude Shannon (1964) e Luciano Floridi (2011; 2019). Também estão incluídos no escopo das reflexões feitas autores do campo da estética que, de alguma forma, tenham participado da reflexão sobre os conceitos de informação, mensagem e discurso em seu campo específico, tais como Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) e Max Bense (2003). Trabalha-se com a hipótese de que, corrigidos os níveis de abstração, é possível analisar a produção e a distribuição de mensagens com conteúdo falso mediadas no contexto das redes sociais e identificar os fatores que possibilitam a construção da sensação de verossimilhança necessária à sua eficácia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7724-7285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988961230411514pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Suely Mara Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302437978383954pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fakenewscampanhapresidencial.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.