Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151
Título: | A estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação |
Título(s) alternativo(s): | The aesthetics and circulation of Fake News during the presidential campaign of 2018: challenges to the epistemology of information |
Autor(es): | Morais Filho, Luís Carlos |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 Campanhas eleitorais - Brasil Fake news Análise do discurso Teoria da informação - Estética Filosofia da mente Estética moderna - Séc. XXI Redes sociais Semiótica Presidents - Brazil - Election - 2018 Political campaigns - Brazil Discourse analysis Information theory - Aesthetics Philosophy of mind Aesthetics, Modern - 21st century Social networks Semiotics |
Data do documento: | 30-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MORAIS FILHO, Luís Carlos. A estética e a circulação de Fake News durante a campanha presidencial de 2018: desafios à epistemologia da informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Apresenta-se, por meio deste trabalho, uma discussão de caráter epistemológico acerca dos conceitos de informação, mensagem e discurso e de sua aplicação à análise de objetos pertencentes à esfera das atividades discursivas e estéticas envolvidas na disseminação de fake news por meio de mensagens visuais e audiovisuais durante o período da campanha às eleições presidenciais brasileiras de 2018. Os aportes teóricos escolhidos são, majoritariamente, informacionais, com maior ênfase nos trabalhos de Claude Shannon (1964) e Luciano Floridi (2011; 2019). Também estão incluídos no escopo das reflexões feitas autores do campo da estética que, de alguma forma, tenham participado da reflexão sobre os conceitos de informação, mensagem e discurso em seu campo específico, tais como Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) e Max Bense (2003). Trabalha-se com a hipótese de que, corrigidos os níveis de abstração, é possível analisar a produção e a distribuição de mensagens com conteúdo falso mediadas no contexto das redes sociais e identificar os fatores que possibilitam a construção da sensação de verossimilhança necessária à sua eficácia. |
Abstract: | It is intended to present, through this work, an epistemological discussion about the concepts of information, message and speech and its application to the analysis of objects belonging to the sphere of discursive and aesthetic activities involved in the dissemination of fake news through visual and audiovisual messages during the campaign period for the 2018 Brazilian presidential elections. The theoretical contributions chosen are mostly informational, with greater emphasis on the works of Claude Shannon (1964) and Luciano Floridi (2011; 2019). Authors from the field of aesthetics who, in some way, participated in the reflection on the concepts of information, message and discourse in their specific field, such as Umberto Eco (1992; 1997; 2012), Abraham Moles (1978) and Max Bense (2003) are also included in the scope of the reflections made. We work with the hypothesis that, given the correct levels of abstraction, it is possible to analyze the production and distribution of messages with false content mediated in the context of social networks and to identify the factors that enable the construction of the sensation of verisimilitude necessary for their efficiency. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5151 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fakenewscampanhapresidencial.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.