Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4900
Título: | Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling and assessment: a proposal for work with teachers from the early years of elementary school |
Autor(es): | Lovo, Eliane Sborgi |
Orientador(es): | Dalto, Jader Otavio |
Palavras-chave: | Modelos matemáticos Avaliação educacional Professores - Formação Ensino fundamental Mathematical models Education - Evaluation Teachers, Training of |
Data do documento: | 30-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | LOVO, Eliane Sborgi. Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
Resumo: | A Modelagem Matemática tem se configurado como uma possibilidade para o ensino de Matemática, uma alternativa pedagógica para aproximar cada vez mais a matemática de situações reais. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa com professoras que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar a utilização da Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica e também pensar como avaliar a atividade de modelagem. Tal experiência se mostrou necessária, pois pôde-se inferir que muitos professores deste nível de ensino talvez desconheçam a Modelagem como uma possibilidade para se trabalhar a Matemática e que, avaliar todo o caminho percorrido durante a realização da atividade é muito valioso. Nos encontros desenvolvidos com as professoras, fica clara a importância de se vivenciar momentos de modelagem para aprender a fazer modelagem, uma vez que, na atividade relatada, as suposições e encaminhamentos dados pelas professoras foram muito similares aos encaminhamentos dos alunos do Ensino Fundamental ao desenvolverem a mesma atividade. |
Abstract: | The Mathematical modeling has been configured as one possibility for Mathematics teaching, as well as a pedagogical alternative to get the Mathematics closer to real life. Having this on mind, we present a research developed with teachers from fourth grade of Elementary School to analyze how they use Mathematical Modeling as a pedagogical alternative. This investigation was relevant once it was possible to infer that a lot of teachers from this context don’t consider Modeling as a way for Mathematics teaching and that, evaluating the entire path taken during the activity is quite valuable. It is clear to see, during teachers meetings, the importance of the modeling practices on teachers’ learning process, once their assumptions and options about it were very similar to the students from elementary school. |
Descrição: | Acompanha: Modelagem matemática nos anos Iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4900 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Lovo, Eliane Sborgi_2020.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Lovo, Eliane Sborgi_2020_1.pdf | 913,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons