Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLovo, Eliane Sborgi-
dc.date.accessioned2020-05-06T13:26:28Z-
dc.date.available2020-05-06T13:26:28Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.citationLOVO, Eliane Sborgi. Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4900-
dc.descriptionAcompanha: Modelagem matemática nos anos Iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuadapt_BR
dc.description.abstractThe Mathematical modeling has been configured as one possibility for Mathematics teaching, as well as a pedagogical alternative to get the Mathematics closer to real life. Having this on mind, we present a research developed with teachers from fourth grade of Elementary School to analyze how they use Mathematical Modeling as a pedagogical alternative. This investigation was relevant once it was possible to infer that a lot of teachers from this context don’t consider Modeling as a way for Mathematics teaching and that, evaluating the entire path taken during the activity is quite valuable. It is clear to see, during teachers meetings, the importance of the modeling practices on teachers’ learning process, once their assumptions and options about it were very similar to the students from elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleModelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling and assessment: a proposal for work with teachers from the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Modelagem Matemática tem se configurado como uma possibilidade para o ensino de Matemática, uma alternativa pedagógica para aproximar cada vez mais a matemática de situações reais. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa com professoras que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar a utilização da Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica e também pensar como avaliar a atividade de modelagem. Tal experiência se mostrou necessária, pois pôde-se inferir que muitos professores deste nível de ensino talvez desconheçam a Modelagem como uma possibilidade para se trabalhar a Matemática e que, avaliar todo o caminho percorrido durante a realização da atividade é muito valioso. Nos encontros desenvolvidos com as professoras, fica clara a importância de se vivenciar momentos de modelagem para aprender a fazer modelagem, uma vez que, na atividade relatada, as suposições e encaminhamentos dados pelas professoras foram muito similares aos encaminhamentos dos alunos do Ensino Fundamental ao desenvolverem a mesma atividade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4716279111274941pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Bruno Rodrigo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0294-4470pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152553722779306pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Lovo, Eliane Sborgi_2020.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Lovo, Eliane Sborgi_2020_1.pdf913,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons