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Título: Olimpíadas científicas e a formação de professores: percepções de participantes das oficinas pedagógicas online da Olimpíada Brasileira De Saúde e Meio Ambiente
Título(s) alternativo(s): Scientific olympiads and teacher training: perceptions of participants in online pedagogical workshops at The Brazilian Health and Environment Olympiad
Autor(es): Fontoura, Paula Renata Silva da
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Olimpíadas - Educação
Ciência - Competições
Professores - Formação
Educação - Estudo e ensino
Educação ambiental
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Isolamento social
Ambiente escolar
Inclusão escolar
Olympics - Education
Science - Competitions
Teachers, Training of
Education - Study and teaching
Environmental education
COVID-19 Pandemic, 2020-
Social isolation
School environment
Mainstreaming in education
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FONTOURA, Paula Renata Silva da. Olimpíadas científicas e a formação de professores: percepções de participantes das oficinas pedagógicas online da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. 2024. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo discutir e problematizar ações das olimpíadas científicas, com ênfase na formação de professores e o impacto do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 nesse contexto. O foco é a investigação da percepção dos docentes participantes das Oficinas Pedagógi cas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) da Fundação Oswaldo Cruz durante o período pandêmico. O estudo apresenta uma pesquisa documental que inclui um panorama histórico das olímpiadas científicas no Brasil e no mundo e suscita uma discussão sobre a natureza das iniciativas, traçando um comparativo entre seus formatos e a lógica da competitividade, que valoriza esforço e desempenho individual prioritariamente. Nesse contexto, a OBSMA se destaca por colocar o professor no papel de protagonista e por ser voltada ao desenvolvimento de projetos que abordem questões sobre saúde e meio ambiente, elaborados em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental II ou Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objeto desse estudo, foram analisados – com método fundamentado em Bardin (2011) e problematizados sob a perspectiva freiriana e da teoria da constituição dos saberes dos professores de Maurice Tardif – 212 questionários de avaliação respondidos por professores de todo o Brasil participantes das 11 Oficinas Pedagógicas no formato online da OBSMA, realizadas no ano de 2020, durante a 10ª edição da olimpíada. Os encontrosforam planejados e executados de forma a atender aos desafios colocados pelo isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 e inovaram para manter e aperfeiçoar as oficinas, realizadas presencialmente desde 2012. Um dos resultados desse trabalho evidencia que as oficinas online, de acordo com a percepção dos próprios docentes, se tornaram espaços de aprendizado com uma característica singular, por oferecerem ferramentas para a inserção na prática pedagógica de temas transversais, tendo a saúde e o meio ambiente como fio condutores dessa construção, considerando as duas como áreas interdisciplinares e que perpassam outras áreas.
Abstract: This work aims to discuss and problematize the actions of the Scientific Olympiads, with an emphasis on teacher training and the impact of social isolation imposed by the Covid-19 pandemic in this context. The focus is to investigate the perception of teachers participating in the Pedagogical Workshops of the Brazilian Health and Environment Olympiad (OBSMA) at the Oswaldo Cruz Foundation during the pandemic period. The study presents documentary research that includes a historical overview of scientific Olympiads in Brazil and around the world and raises a discussion about the nature of the initiatives, drawing a comparison between their formats and the logic of competitiveness, which prioritizes effort and individual performance. In this context, OBSMA stands out for placing the teacher in the role of protagonist and for being focused on the development of projects that address issues about health and the environment, developed in the classroom by students from Elementary or High School levels, including Young People and Adults (EJA). As the object of this study, 212 evaluation questionnaires answered by teachers from all over Brazil participating in the 11 Workshops held in 2020, during the 10th edition of the Olympics were analyzed – with a method based on Bardin (2011) and problematized from a Freireanperspective and the theory of teacher’s knowledge constitution by Maurice Tardif. Themeetings were planned and executed to meet the challenges posed by the social isolation imposed by the Covid-19 pandemic and innovated to maintain and improve the workshops, which until then were carried out in a face-to-face format since 2012. One of the results of this work shows that online workshops, according to the perception of the teachers themselves, became learning spaces with a unique characteristic, as they offer tools for the insertion of transversal themes into pedagogical practice, with health and the environment as the guiding threads of this construction, considering the two as interdisciplinary areas and that permeate other areas.
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URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33530
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