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Título: Objetos de aprendizagem gamificados de matemática: uma proposta de curso online aberto e massivo para a formação docente
Título(s) alternativo(s): Gamified mathematics learning objects: a proposal for a massive open online teacher training course
Autor(es): Loss, Taniele
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Gamificação
Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
MOOCs (instrução baseada na Web)
Jogos no ensino de matemática
Realidade virtual na educação
Ensino - Meios auxiliares
Gamification
Mathematics teachers - Education (Continuing education)
Mathematics - Study and teaching
Educational technology
MOOCs (Web-based instruction)
Games in mathematics education
Virtual reality in education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOSS, Taniele. Objetos de aprendizagem gamificados de matemática: uma proposta de curso online aberto e massivo para a formação docente. 2023. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Na premissa de que os objetos de aprendizagem gamificados podem ser criados, modificados e utilizados conforme a proposta pedagógica do professor, compreendemos que eles podem mobilizar saberes docentes e saber tecnológico. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o desenvolvimento de objetos de aprendizagem gamificados impacta nos saberes docentes e no saber tecnológico dos professores de matemática em um curso online aberto e massivo. Expõe como questão norteadora: quais as possíveis contribuições do desenvolvimento de objetos de aprendizagem gamificados, em um curso online aberto e massivo, na formação continuada do professor de Matemática da Educação Básica? Para atendê-los, realizamos uma pesquisa qualitativa na perspectiva filosófica pragmática. Para a escrita da fundamentação teórica, recorremos à investigação de literatura das temáticas: tecnologias digitais no Ensino de Matemática e na formação docente, objetos de aprendizagem, gamificação, objetos de aprendizagem gamificados, curso online aberto e massivo, saberes docentes, saber tecnológico e princípios para a criação de materiais didáticos multimídia. Com esse aporte, elaboramos o curso online aberto e massivo “Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Gamificados de Matemática”, ofertando-o aos professores de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio no decorrer de abril a julho de 2021, durante a pandemia da Covid-19. Nesse curso, propomos aos professores estudos sobre objetos de aprendizagem gamificados e sua elaboração nos ambientes virtuais Genially e ThingLink para uso educacional. Inscreveram-se 113 participantes, porém, devido a questões pessoais/profissionais, houve desistências e apenas 28 professores realizaram todas as atividades e receberam certificação de conclusão pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Esses 28 professores caracterizaram o foco da pesquisa e os dados produzidos por eles foram coletados por meio de questionários, registros em fóruns de discussão, objetos de aprendizagem gamificados desenvolvidos, observações e anotações da pesquisadora, analisados sob quatro categorias: objetos de aprendizagem, gamificação, objetos de aprendizagem gamificados e curso online aberto e massivo. Após análise, constatamos que o curso proporcionou a construção de conhecimentos científicos e de recursos digitais educacionais, impactando mudanças no processo de ensino de Matemática por intermédio do uso de tecnologias digitais. Nessa ação, os saberes docentes e o saber tecnológico dos professores foram mobilizados, enriquecendo conhecimentos, experiências e práticas pedagógicas para a construção e o uso de recursos digitais personalizados de Matemática. Como produto educacional apresentado ao doutorado profissional, realizamos melhorias no referido curso, adequando-o e alocando-o no Portal Sophia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Abstract: In the premise that gamified learning objects can be created, modified, and used according to the teacher’s pedagogical proposal, we understand that they can mobilize pedagogical knowledge and technological expertise. In this context, this research aims to analyze how the development of gamified learning objects impacts the pedagogical knowledge and technological expertise of mathematics teachers in a Massive Open Online Course (MOOC). It poses the guiding question: What are the possible contributions of the development of gamified learning objects in a Massive Open Online Course to the continuing education of elementary and secondary school mathematics teachers? To address this question, we conducted qualitative research from a pragmatic philosophical perspective. For the theoretical foundation, we reviewed the literature on the following topics: digital technologies in mathematics education and teacher training, learning objects, gamification, gamified learning objects, Massive Open Online Courses, pedagogical knowledge, technological expertise, and principles for creating multimedia educational materials. With this background, we developed the Massive Open Online Course titled “Development of Gamified Learning Objects in Mathematics,” offering it to elementary and secondary school mathematics teachers from April to July 2021, during the COVID-19 pandemic. In this course, we proposed that teachers study gamified learning objects and their development in the virtual environments Genially and ThingLink for educational use. A total of 113 participants enrolled; however, due to personal/professional reasons, some dropped out, and only 28 teachers completed all activities and received certification from the Federal Technological University of Paraná. These 28 teachers constituted the focus of the research, and data produced by them were collected through questionnaires, fórum discussions, developed gamified learning objects, observations, and researcher notes, analyzed under four categories: learning objects, gamification, gamified learning objects, and Massive Open Online Courses. After analysis, we found that the course facilitated the construction of scientific knowledge and digital educational resources, impacting changes in the mathematics teaching process through the use of digital technologies. In this action, teachers’ pedagogical knowledge and technological expertise were mobilized, enriching their knowledge, experiences, and pedagogical practices for the creation and use of personalized digital mathematics resources. As an educational product presented for the professional doctorate, we made improvements to the course, adapting it and placing it on the Sophia Portal of the Federal Technological University of Paraná.
Descrição: Acompanha: Desenvolvimento de objetos de aprendizagem gamificados de matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32499
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