Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31477
Título: Uma investigação historiográfica sobre a Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira
Título(s) alternativo(s): A historiographic investigation about Itinerant School Valmir Motta de Oliveira
Autor(es): Domingues, Bruno Elias
Orientador(es): Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Palavras-chave: Educação rural
Escolas móveis
História oral
Movimentos sociais
Narrativa (Retórica)
Education, Rural
Schools, Traveling
Oral history
Social movements
Narration (Rhetoric)
Data do documento: 5-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DOMINGUES, Bruno Elias. Uma investigação historiográfica sobre a Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma investigação historiográfica sobre o processo de constituição e funcionamento da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, localizada no Acampamento Valmir Mota de Oliveira, no município de Jacarezinho, estado do Paraná. As escolas itinerantes do Paraná têm como intuito garantir o acesso à educação para crianças e jovens durante períodos, muitas vezes longos, de ocupação de terra em acampamentos rurais, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Essa escola, especificamente, iniciou suas atividades em agosto de 2008, logo após a ocupação da Fazenda Itapema, e segue até os dias atuais. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos como fundamento teórico-metodológico a História Oral, a partir da qual foram realizadas nove entrevistas, que constituem narrativas, que são as principais fontes historiográficas desta investigação. Com isso, foram realizadas reflexões sobre os seguintes temas: a oposição entre escolas itinerantes e escolas urbanas; o início da escola antes mesmo de existir uma construção que possa ser chamada de escola; e as dificuldades de colocar em prática a proposta educacional dessas escolas. Também foi elaborado como produto educacional um livro paradidático com o objetivo de apresentar uma história da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira principalmente às crianças que lá estudam. Esse produto educacional tem o formato de um livro de história em quadrinhos e registra a constituição da escola, tratando do acampamento nas Fazendas Itapema e Cambará, dos lugares improvisados para a realização das aulas e o grande trabalho coletivo que a comunidade fez para erguer a escola e manter o seu funcionamento.
Abstract: This research aimed to carry out a historiographical investigation about the process of constitution and functioning of the Itinerant School Valmir Motta de Oliveira, located in the Valmir Mota de Oliveira Camp, in the municipality of Jacarezinho, state of Paraná. Itinerant schools in Paraná aim to guarantee access to education for children and young people during periods, often long, of land occupation in rural encampments, led by the Landless Rural Workers Movement. This school, specifically, began its activities in August 2008, shortly after the occupation of Fazenda Itapema, and continues to this day. For the development of this research, we used Oral History as a theoretical-methodological basis, from which nine interviews were carried out, which constitute narratives, which are the main historiographical sources of this investigation. With that, reflections were carried out on the following themes: the opposition between itinerant schools and urban schools; the beginning of the school even before there was a building that could be called a school; and the difficulties of putting into practice the educational proposal of these schools. A paradidactic book was also prepared as an educational product with the objective of presenting the history of the Valmir Motta de Oliveira Itinerant School, mainly to the children who study there. This educational product is in the format of a comic book and records the constitution of the school, dealing with the camp at Fazendas Itapema and Cambará, the improvised places for classes and the great collective work that the community did to build the school. and maintain its operation.
Descrição: Acompanha: Contando um história da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31477
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigacaohistoriograficaescolaitinerante.pdf5,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
investigacaohistoriograficaescolaitinerante_produto.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons