Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Bruno Elias-
dc.date.accessioned2023-05-25T21:06:09Z-
dc.date.available2023-05-25T21:06:09Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Bruno Elias. Uma investigação historiográfica sobre a Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31477-
dc.descriptionAcompanha: Contando um história da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to carry out a historiographical investigation about the process of constitution and functioning of the Itinerant School Valmir Motta de Oliveira, located in the Valmir Mota de Oliveira Camp, in the municipality of Jacarezinho, state of Paraná. Itinerant schools in Paraná aim to guarantee access to education for children and young people during periods, often long, of land occupation in rural encampments, led by the Landless Rural Workers Movement. This school, specifically, began its activities in August 2008, shortly after the occupation of Fazenda Itapema, and continues to this day. For the development of this research, we used Oral History as a theoretical-methodological basis, from which nine interviews were carried out, which constitute narratives, which are the main historiographical sources of this investigation. With that, reflections were carried out on the following themes: the opposition between itinerant schools and urban schools; the beginning of the school even before there was a building that could be called a school; and the difficulties of putting into practice the educational proposal of these schools. A paradidactic book was also prepared as an educational product with the objective of presenting the history of the Valmir Motta de Oliveira Itinerant School, mainly to the children who study there. This educational product is in the format of a comic book and records the constitution of the school, dealing with the camp at Fazendas Itapema and Cambará, the improvised places for classes and the great collective work that the community did to build the school. and maintain its operation.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscolas móveispt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectSchools, Travelingpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.titleUma investigação historiográfica sobre a Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveirapt_BR
dc.title.alternativeA historiographic investigation about Itinerant School Valmir Motta de Oliveirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo realizar uma investigação historiográfica sobre o processo de constituição e funcionamento da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, localizada no Acampamento Valmir Mota de Oliveira, no município de Jacarezinho, estado do Paraná. As escolas itinerantes do Paraná têm como intuito garantir o acesso à educação para crianças e jovens durante períodos, muitas vezes longos, de ocupação de terra em acampamentos rurais, organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Essa escola, especificamente, iniciou suas atividades em agosto de 2008, logo após a ocupação da Fazenda Itapema, e segue até os dias atuais. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos como fundamento teórico-metodológico a História Oral, a partir da qual foram realizadas nove entrevistas, que constituem narrativas, que são as principais fontes historiográficas desta investigação. Com isso, foram realizadas reflexões sobre os seguintes temas: a oposição entre escolas itinerantes e escolas urbanas; o início da escola antes mesmo de existir uma construção que possa ser chamada de escola; e as dificuldades de colocar em prática a proposta educacional dessas escolas. Também foi elaborado como produto educacional um livro paradidático com o objetivo de apresentar uma história da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira principalmente às crianças que lá estudam. Esse produto educacional tem o formato de um livro de história em quadrinhos e registra a constituição da escola, tratando do acampamento nas Fazendas Itapema e Cambará, dos lugares improvisados para a realização das aulas e o grande trabalho coletivo que a comunidade fez para erguer a escola e manter o seu funcionamento.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8021-2801pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348071338786454pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee3Matucheski, Silvana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4427-8157pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095312134361355pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigacaohistoriograficaescolaitinerante.pdf5,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
investigacaohistoriograficaescolaitinerante_produto.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons