Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanguino, Giseli-
dc.date.accessioned2023-05-16T20:52:16Z-
dc.date.available2023-05-16T20:52:16Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.citationSANGUINO, Giseli. Indícios do pensamento algébrico e a prática docente em episódios de resolução de tarefas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31422-
dc.descriptionAcompanha: Tarefas para explorar o pensamento algébricopt_BR
dc.description.abstractThis qualitative research, with an interpretative nature, aimed, from evidence of algebraic thinking recognized in students' productions and interactions, to discuss the organization of pedagogical spaces and teaching practice in Task Resolution Episodes. The research was carried out with 8th grade elementary school classes in a public school in Londrina, Paraná. Five episodes of task resolution were planned and developed, involving mathematical content with the potential to explore evidence of algebraic thinking. The analysis was based on excerpts from dialogues and some written productions of groups of students when developing two of the five elaborated tasks. Task Resolution Episodes is taken as a teaching strategy in which students, organized in small groups, become protagonists of their learning processes, and the teacher, mediator of this process through planned interventions. Monitoring and investigating the students' discussions and productions allowed recognizing evidence of algebraic thinking, through which the teacher had the opportunity to collect information to regulate the teaching and learning processes, evidencing a planning that considers the student's production not just curricular goals. Finally, as an educational product of this research, a sequence of 5 tasks was elaborated with pedagogical guidelines for the teacher/reader to organize their teaching practices, with a view to enhancing evidence of algebraic thinking in episodes of task resolution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleIndícios do pensamento algébrico e a prática docente em episódios de resolução de tarefaspt_BR
dc.title.alternativeEvidence of algebraic thinking and teaching practice in task-solving episodespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa, qualitativa, com um cunho interpretativo, teve por objetivo, a partir de indícios do pensamento algébrico reconhecidos em produções e interações de alunos, discutir a organização de espaços pedagógicos e a prática docente em Episódios de Resolução de Tarefas. A pesquisa foi realizada com turmas de 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Londrina, Paraná. Foram planejados e desenvolvidos cinco episódios de resolução de Tarefas, que envolviam conteúdos matemáticos com potencial para explorar indícios do pensamento algébrico. A análise pautou-se em trechos de diálogos e algumas produções escritas de grupos de alunos ao desenvolverem duas, das cinco tarefas elaboradas. Episódios de Resolução de Tarefas é tomado enquanto uma estratégia de ensino em que os alunos, organizados em pequenos grupos, tornam-se protagonistas de seus processos de aprendizagem, e o professor, mediador desse processo por meio de intervenções planejadas. Acompanhar e investigar as discussões e produções dos alunos permitiu reconhecer indícios do pensamento algébrico, por meio dos quais a professora teve oportunidade de recolher informações para regular os processos de ensino e de aprendizagem, evidenciando um planejamento que considera a produção do aluno não apenas metas curriculares. Por fim, enquanto produto educacional desta pesquisa, foi elaborada uma sequência de 5 tarefas com orientações pedagógicas para o professor/leitor organizar suas práticas de ensino, com vistas a potencializar indícios de um pensamento algébrico em episódios de resolução de tarefas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4114716833682961pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Forster, Cristiano-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7032-6987pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294735387906978pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6844-6525pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaotarefaspensamentoalgebrico.pdf3,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
resolucaotarefaspensamentoalgebrico_produto.pdf11,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons