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Título: Análise da proposta de modelo de bandeja de suspensão traseira em fibra de carbono para veículo BAJA
Título(s) alternativo(s): Analysis of rear suspension tray proposal model in carbon fiber for BAJA vehicle
Autor(es): Teza, Rodolpho Vicente
Orientador(es): Rossetto, Diego Rizzotto
Palavras-chave: Fibras de carbono
Veículos a motor - Molas e suspensão
Engenharia de protótipos
Carbon fibers
Motor vehicles - Springs and suspension
Prototypes, Engineering
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TEZA, Rodolpho Vicente. Análise da proposta de modelo de bandeja de suspensão traseira em fibra de carbono para veículo BAJA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Os materiais compósitos apresentam em sua constituição duas fases, matriz e fase dispersa. Para compósitos reforçados com fibra, tem-se a fibra de carbono como fase dispersa e a resina epóxi como matriz. A fibra de carbono é um compósito comumente conhecido por suas elevadas propriedades mecânicas e seu baixo peso. O trabalho tem como objetivo realizar a análise de substituição do Aço SAE 4130 pela Fibra de Carbono na bandeja de suspensão traseira do tipo three-link do protótipo da equipe Pato BAJA. Com a escolha do material, desenvolveu-se a geometria do componente, analisando a facilidade de fabricação e a redução de massa total do sistema e após, foi realizado a simulação de deformação e tensão máxima por MEF em uma análise estática. Com isso, o resultado de tensão e deformação foram inferiores ao do aço SAE 4130 e apresentou 26% de redução de massa. A adversidade está na necessidade de 500% mais investimento para obter essa evolução técnica.
Abstract: Composite materials present in their constitution two phases, matrix and dispersed phase. For fiber-reinforced composites, carbon fiber is used as the dispersed phase and epoxy resin is used as the matrix. Carbon fiber is a composite commonly known for its high mechanical properties and low weight. The objective of this work is to carry out the analysis of the replacement of SAE 4130 Steel by Carbon Fiber in the three-link rear suspension tray of the Pato BAJA team prototype. With the choice of material, the geometry of the component was developed, analyzing the ease of fabrication and the reduction of the total mass of the system and after, the simulation of deformation and maximum stress by FEM was carried out in a static analysis. As a result, the stress and strain results were lower than those of the SAE 4130 steel and showed a 26% reduction in mass. The adversity lies in the need for 500% more investment to obtain this technical evolution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31281
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