Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29947
Título: Aplicação de rede LoRa para monitoramento de indicadores na agricultura em empresa de tecnologia da informação
Título(s) alternativo(s): LoRa network application for monitoring indicators in agriculture in an information technology company
Autor(es): Francisco, Francini
Orientador(es): Bertol, Omero Francisco
Palavras-chave: Sistemas de transmissão de dados
Agricultura de precisão
Estudos de viabilidade
Data transmission systems
Precision farming
Feasibility studies
Data do documento: 8-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRANCISCO, Francini. Aplicação de rede LoRa para monitoramento de indicadores na agricultura em empresa de tecnologia da informação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta um teste de viabilidade da aplicação da rede LoRa como forma de transmissão de dados obtidos por meio de sensores de campo aplicados na agricultura de precisão no Brasil, sendo apresentada a revisão bibliográfica sobre a evolução da agricultura no Brasil, sobre a aplicação de automação, a partir do uso de sensores e atuadores, com a finalidade de melhorar produção e o plantio em propriedades agrícolas, e, por fim, sobre o surgimento e aplicação da rede LoRa para o monitoramento remoto de dados de solo. Com base nos trabalhos publicados e com os testes em ambiente controlado, propõem-se a utilização da rede LoRa como alternativa a falta de estrutura de transmissão de dados em áreas rurais.
Abstract: This work presents a feasibility test of the application of the LoRa network as a way of transmitting data obtained through field sensors applied in precision agriculture in Brazil, presenting a bibliographic review on the evolution of agriculture in Brazil, on the application of automation, from the use of sensors and actuators, to improve production and planting on agricultural properties and, finally, on the emergence and application of the LoRa network for remote monitoring of soil data. Based on published works and tests in a controlled environment, the use of the LoRa network is proposed as an alternative for the lack of data transmission structure in rural areas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29947
Aparece nas coleções:CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CESEB_VI_2021_04.pdf494,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.