Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095
Título: Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Analysis of a methodological proposal from the perspective of creative learning through storytelling for science teaching
Autor(es): Aplewicz, Priscila Sirigate
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Arte de contar histórias
Criatividade em crianças
Estratégias de aprendizagem
Ciências - Estudo e ensino
Storytelling
Creative ability in children
Learning strategies
Science - Study and teaching
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: APLEWICZ, Priscila Sirigate. Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta dissertação investigou a eficácia de uma abordagem metodológica a partir da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas e suas contribuições para a aprendizagem no ensino de ciências. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e proporcionar condições para estimular os alunos a uma postura mais criativa. Mas é preciso criar essas condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades e se torne um pensador criativo. A abordagem de narrativas ou storytelling que se sustenta no conceito de que o estudante constrói o conhecimento a partir de uma experimentação concreta e ativa, pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de pensar de forma mais criativa. Respalda-se o presente estudo, numa perspectiva construcionista de Papert (1986) baseada na Aprendizagem Criativa defendida por Resnick (2020). A proposta metodológica foi desenvolvida em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa, PR. O objeto de estudo foi analisado sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) das narrativas e produções feitas pelos alunos e também pela análise das respostas ao instrumento avaliativo denominado Equalizador de Aprendizagem Criativa, desenvolvido e adaptado pela pesquisadora. Os resultados apontam evidências de que trabalhar a partir da abordagem da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas pode se configurar como uma metodologia eficiente para a construção do conhecimento no ensino de Ciências, uma vez que os alunos apresentaram termos relacionados ao conteúdo abordado em suas narrativas, além de produzirem os cenários de forma satisfatória. Verificou-se também que a maior parte dos alunos se percebeu utilizando ou desenvolvendo alguma habilidade criativa a partir da análise das respostas ao Equalizador de Aprendizagem Criativa, este se configurando como interessante ferramenta de avaliação processual para o professor.
Abstract: This dissertation investigated the effectiveness of a methodological approach based on Creative Learning through storytelling and its contributions to learning in science teaching. The school is a privileged space to establish connections and provide conditions to encourage students to take a more creative stance. But it is necessary to create these conditions for the student to develop skills and abilities and become a creative thinker. The approach of narratives or storytelling that is based on the concept that the student builds knowledge from concrete and active experimentation, can contribute to the development of the ability to think more creatively. The present study is supported by a constructionist perspective of Papert (1986) based on the Creative Learning defended by Resnick (2020). The methodological proposal was developed in two classes of the sixth year of Elementary School of a public school in Ponta Grossa, PR. The object of study was analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016) of the narratives and productions made by the students and also by analyzing the responses to the evaluative instrument called Creative Learning Equalizer, developed and adapted by the researcher. The results point to evidence that working from the Creative Learning approach through narratives can be configured as an efficient methodology for the construction of knowledge in Science teaching, since the students presented terms related to the content addressed in their narratives, in addition to producing the scenarios satisfactorily. It was also verified that most of the students found themselves using or developing some creative ability from the analysis of the responses to the Creative Learning Equalizer, which is configured as an interesting procedural assessment tool for the teacher.
Descrição: Acompanha produção técnica: Equalizador de aprendizagem criativa: uma ferramenta avaliativa
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
equalizadoraprendizagemcriativa.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
equalizadoraprendizagemcriativa_produto.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons