Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAplewicz, Priscila Sirigate-
dc.date.accessioned2022-07-14T15:38:42Z-
dc.date.available2022-07-14T15:38:42Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationAPLEWICZ, Priscila Sirigate. Análise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciências. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29095-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Equalizador de aprendizagem criativa: uma ferramenta avaliativapt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigated the effectiveness of a methodological approach based on Creative Learning through storytelling and its contributions to learning in science teaching. The school is a privileged space to establish connections and provide conditions to encourage students to take a more creative stance. But it is necessary to create these conditions for the student to develop skills and abilities and become a creative thinker. The approach of narratives or storytelling that is based on the concept that the student builds knowledge from concrete and active experimentation, can contribute to the development of the ability to think more creatively. The present study is supported by a constructionist perspective of Papert (1986) based on the Creative Learning defended by Resnick (2020). The methodological proposal was developed in two classes of the sixth year of Elementary School of a public school in Ponta Grossa, PR. The object of study was analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016) of the narratives and productions made by the students and also by analyzing the responses to the evaluative instrument called Creative Learning Equalizer, developed and adapted by the researcher. The results point to evidence that working from the Creative Learning approach through narratives can be configured as an efficient methodology for the construction of knowledge in Science teaching, since the students presented terms related to the content addressed in their narratives, in addition to producing the scenarios satisfactorily. It was also verified that most of the students found themselves using or developing some creative ability from the analysis of the responses to the Creative Learning Equalizer, which is configured as an interesting procedural assessment tool for the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectCriatividade em criançaspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectCreative ability in childrenpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleAnálise de uma proposta metodológica sob a perspectiva da aprendizagem criativa por meio de narrativas para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of a methodological proposal from the perspective of creative learning through storytelling for science teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investigou a eficácia de uma abordagem metodológica a partir da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas e suas contribuições para a aprendizagem no ensino de ciências. A escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e proporcionar condições para estimular os alunos a uma postura mais criativa. Mas é preciso criar essas condições para que o aluno desenvolva competências e habilidades e se torne um pensador criativo. A abordagem de narrativas ou storytelling que se sustenta no conceito de que o estudante constrói o conhecimento a partir de uma experimentação concreta e ativa, pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de pensar de forma mais criativa. Respalda-se o presente estudo, numa perspectiva construcionista de Papert (1986) baseada na Aprendizagem Criativa defendida por Resnick (2020). A proposta metodológica foi desenvolvida em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa, PR. O objeto de estudo foi analisado sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) das narrativas e produções feitas pelos alunos e também pela análise das respostas ao instrumento avaliativo denominado Equalizador de Aprendizagem Criativa, desenvolvido e adaptado pela pesquisadora. Os resultados apontam evidências de que trabalhar a partir da abordagem da Aprendizagem Criativa por meio de narrativas pode se configurar como uma metodologia eficiente para a construção do conhecimento no ensino de Ciências, uma vez que os alunos apresentaram termos relacionados ao conteúdo abordado em suas narrativas, além de produzirem os cenários de forma satisfatória. Verificou-se também que a maior parte dos alunos se percebeu utilizando ou desenvolvendo alguma habilidade criativa a partir da análise das respostas ao Equalizador de Aprendizagem Criativa, este se configurando como interessante ferramenta de avaliação processual para o professor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7479-1138pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412687402141364pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Aires, João Paulo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee2Crisostimo, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9909-9300pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037048007322886pt_BR
dc.contributor.referee3Aires, João Paulo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5120480868145385pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
equalizadoraprendizagemcriativa.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
equalizadoraprendizagemcriativa_produto.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons