Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28575
Título: Análise de óleo lubrificante como ferramenta de predição de falhas em motores diesel ferroviários
Título(s) alternativo(s): Lube oil analysis as a tool to failure prediction in railroad diesel engines
Autor(es): Guimarães, Athos Ferreira
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Óleos lubrificantes – Análise
Motores a diesel
Confiabilidade
Manutenção
Lubricating oils – Analysis
Diesel motor
Reliability (Engineering)
Maintenance
Data do documento: 30-Jun-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUIMARÃES, Athos Ferreira. Análise de óleo lubrificante como ferramenta de predição de falhas em motores diesel ferroviários. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Ativos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Frente aos elevados níveis de competitividade presentes no setor logístico, a opção de escolha pelo modal ferroviário ou rodoviário pelos clientes é definida pelo operador que possuir melhores condições tarifárias. A otimização de custos em manutenção se torna chave no processo de melhoria e eficiência operacional de uma concessionária ferroviária. A locomotiva diesel-elétrica, e mais especificamente o motor diesel ferroviário possui elevada relevância. A implementação da técnica de manutenção preditiva por meio da Análise de Óleo Lubrificante nos motores diesel ferroviários é o tema deste trabalho. A metodologia empregada permitiu o estudo de todo o processo vigente e a realização de melhorias por meio de reestruturação de processos, melhorias na gestão de informação de resultados e implementação de novos procedimentos e checklists. O resultado alcançado permitiu uma redução de 19% na quantidade de alarmes abertos e aumento de 39% no indicador de aderência as coletas de amostra de óleo lubrificante pelas equipes de campo, além dos ganhos qualitativos evidenciados neste trabalho.
Abstract: Given the high levels of competitiveness present in the logistics sector, the option to choose for railway or road modal by the customers of the sector is defined by the operator that has better tariff conditions. The optimization of maintenance costs becomes key in the process of improvement and operational efficiency of a railroad, given the high number of locomotives that the operator has to own to promote the movement of its trains. The diesel-electric locomotive, and more specifically the railway diesel engine, is highly relevant. The implementation of the predictive maintenance technique through the Lube Oil Analysis in the diesel engines is the theme of this work. The methodology employed allowed the study of the entire current process and the implementation of improvements through the rebuild of process flows, improvements in the information management of the results and the implementation of new procedures and checklists. The result achieved allowed a reduction of 19% in the number of open alarms and a 39% increase in the indicator of adherence to lubricant oil samples by the field teams, in addition to the qualitative gains evidenced in this work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28575
Aparece nas coleções:CT - MBA em Gestão de Ativos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGA_I_2018_02.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.