Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26370
Título: Vantagens da utilização do processo BIM para projeto e fabricação de peças modulares para construções em madeira
Autor(es): Levandoski, Leila Cristina
Orientador(es): Laroca, Christine
Palavras-chave: Estruturas de madeira (Construção civil)
Construção de madeira
Modelagem da informação da construção
Wooden-frame buildings
Building, Wooden
Building information modeling
Data do documento: 5-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEVANDOSKI, Leila Cristina. Vantagens da utilização do processo BIM para projeto e fabricação de peças modulares para construções em madeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Madeira é matéria-prima desde os tempos remotos para a construção de edifícios. Características como isolamento térmico e acústico, e propriedades mecânicas como resistência à compressão, tração e flexão a transformam em excelente opção para a construção de edifícios. Além disso, atualmente a fabricação automatizada de madeiras reconstituídas como a madeira laminada colada, e a técnica de corte e usinagem por máquinas de Controle Numérico Computadorizado (CNC), facilitam a produção de componentes. Houve também uma enorme revolução na forma de projetar, o modelo gráfico é construído a partir da modelagem de informações, por meio de softwares. Este processo chama-se BIM abreviatura do termo inglês (building information modelling). Este artigo tem como objetivo apresentar as vantagens da utilização do BIM no projeto de peças modulares.
Abstract: Wood has been a raw material for buildings for a long time. Features such as thermal and acoustic insulation, and mechanical properties like compressive stress, traction and bending make wood an excellent choice for building construction. In addition, the automated manufacturing of wood products such as LVL, and the technique of cutting computerized numerical control (CNC) machines, facilitate the production of components. There was also a huge revolution in the way of designing, the graphic model is built from modeling information, through software. This process is called BIM abbreviation of the English term (building information modeling). This article aims to present the advantages of using BIM for design of modular parts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26370
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_11.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-30
620,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.