Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26333
Título: Avaliação da utilização do conceito BIM em escritórios e construtoras na cidade de Cascavel-PR
Autor(es): Higuti, Geferson Adriano
Orientador(es): Freire, Fábio
Palavras-chave: Engenharia civil
Construção civil - Cascavel (PR)
Arquitetura
Modelagem de informação da construção
Civil engineering
Building - Cascavel (PR)
Architecture
Building information modeling
Data do documento: 10-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HIGUTI, Geferson Adriano. Avaliação da utilização do conceito BIM em escritórios e construtoras na cidade de Cascavel-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta monografia teve o intuito de avaliar a utilização do conceito BIM em escritórios de engenharia e arquitetura da cidade de Cascavel-PR, constatando assim se os profissionais da área estão usufruindo desta nova tecnologia. O principal objetivo da pesquisa foi entender qual o atual cenário do BIM nos escritórios de arquitetura, engenharia e construção na cidade de Cascavel-PR, assim como avaliar as dificuldades na implementação, o nível de conhecimento do conceito BIM por parte dos profissionais envolvidos, o nível do conceito BIM aplicado aos projetos nas empresas e verificar as principais vantagensdurante/após a implementação do BIM. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi inicialmente a pesquisa teórica e posteriormente a utilização de questionáriosonline, buscando entender os interesses das empresas e conhecimento sobre BIM e as empresas que implementaram e utilizam a tecnologia BIM. Com isso, obteve-se um mercado um pouco tímido que necessita de treinamento e consultoria, onde bastante se fala sobre o tema, mas existem algumas falhas e barreiras comuns neste processo. Entretanto, um mercado bem positivo e receptivo à tecnologia.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26333
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_08.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.