Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26332
Título: Utilização da tecnologia bim no desenvolvimento das fases de operação e manutenção das edificações
Autor(es): Reis, Emanuele da Silva
Orientador(es): Tamashiro, Heverson Akira
Palavras-chave: Modelagem da Informação da Construção
Edifícios - Manutenção
Arquitetura - Projetos e plantas
Building information modeling
Buildings - Maintenance
Architecture - Designs and plans
Data do documento: 10-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: REIS, Emanuele da Silva. Utilização da tecnologia bim no desenvolvimento das fases de operação e manutenção das edificações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O desenvolvimento da implementação da Moldagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) ao longo das etapas do ciclo de vida das edificações, maximiza o fluxo de trabalho, bem como estimula o desenvolvimento contínuo dos projetos por diversas áreas. A Gestão de Facilidades (GF) ou Facility Management (FM), envolve em seu método a gestão de pessoas, processos e espaços, que podem ser auxiliados por sistemas de informação específicos. A incorporação da utilização do BIM na gestão de facilidades, possibilita o gerenciamento de informações, inserção de dados e participação ativa de gestores, desde as fases de concepção e execução até a fase de operação e manutenção da edificação, obtendo economia de tempo e redução de custos. A área de operação e manutenção dentro da gestão de facilidades é foco deste estudo. A metodologia utilizada propõe o estudo de quatro estudos desenvolvidos para implementação do BIM-FM em edificações existentes, juntamente com a elaboração de uma classificação para esses estudos, baseada no Project Execution Plan, disponível no guia BIM Project Execution Planning Guide.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26332
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TECBIM_I_2019_07.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.