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Título: Sentidos da avaliação da aprendizagem em um processo de formação continuada de professores de matemática: contribuições da teoria da atividade
Título(s) alternativo(s): Meaning making of the learning evaluation in a process of continuing formation of mathematics teachers: contributions of the activity theory
Autor(es): Calado, Luiz Alberto
Orientador(es): Souza, Flavia Dias de
Palavras-chave: Professores de matemática - Formação
Aprendizagem - Avalialção
Pedagogia
Educação permanente
Educação - Paraná
Educação - Programas de atividades
Mathematics teachers, Training of
Learning - Evaluation
Pedagogy
Continuing education
Education - Paraná
Activity programs in education
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CALADO, Luiz Alberto. Sentidos da avaliação da aprendizagem em um processo de formação continuada de professores de matemática: contribuições da teoria da atividade. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar o movimento dos sentidos pessoais sobre a avaliação da aprendizagem em um grupo de professores de Matemática em formação continuada. No contexto da formação do grupo de professores sujeitos da pesquisa, adotou-se o conceito de experimento formativo. Para alcançar o objetivo a que se destina este trabalho, buscamos responder a seguinte pergunta: Que manifestações revelam a apropriação de novos sentidos sobre a avaliação da aprendizagem, por parte de professores de Matemática em processo de formação continuada? A fundamentação teórica adotada para este trabalho, a organização das ações para, e no decorrer da pesquisa, a captação e análise dos dados estão fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade, na Atividade Orientadora de Ensino e nos pressupostos do método histórico-dialético. Para captação dos dados na pesquisa, adotou-se os seguintes instrumentos: diário de campo, gravações de áudio, sessões reflexivas e fichas próprias organizadas pelo autor, nas quais, os sujeitos da pesquisa registraram as tarefas escritas. Os encontros formativos foram organizados semanalmente, com duração de quatro horas cada, sendo os dois primeiros de forma presencial e os quatro posteriores de forma remota devido a pandemia da COVID–19 (Sars-CoV-2). Para análise dos dados de natureza qualitativa, adotou-se a fundamentação pautada no conceito de isolado, proposto por Caraça (1989), possibilitando a compreensão do fenômeno em constante movimento, por meio da elaboração de episódios e cenas, representativos no movimento do fenômeno em estudo. Na análise foi possível perceber que os professores manifestaram no início do experimento formativo, atribuições de sentido nas tarefas propostas, que diferem de seus próprios discursos. No decorrer do mesmo, com as leituras, as discussões, a prática em sala de aula e as intervenções deste investigador, foi possível perceber que os professores passaram a atribuir sentidos a avaliação da aprendizagem, que remetem a ideias de processo e não somente preocupação com a nota e a aprovação do estudante, observando que a avaliação está relacionada tanto ao ensino como a aprendizagem.
Abstract: This study aimed to investigate the movement of personal senses of mathematics teachers in continuing education on the assessment of learning. In the context of this formation of the group of teachers subject to the research, the concept of formative experiment was adopted. In order to achieve the objective to which this work is aimed, we seek to answer the following question: What manifestations reveal the appropriation of new meanings on the evaluation of learning by Mathematics teachers in the process of continuing education? The theorical basis adopted for this work, the organization of actions for and during the research, the capture and analysis of qualitative research data, are based on the Historica-Cultural Theory, the Activity Theory and the Teaching Guiding Activity, understanding that the latter makes it possible to organize teaching and learning activities, and still highlights evaluation as a constant process of analysis in this context. To capture the data in the research, the concept of field diary, audio recordings, reflective sessions and own forms organized by the author were adopted, in which the research subjects recorded the written tasks. The formative meetings were organized, weekly with a duration of four hours each, the first two being in person and the four following remotely due to the pandemic of COVID-9 (Sars-CoV-2). For qualitative data analysis, the foundation based on the concept of isolate, proposed by Caraça (1989), was adopted to understand the phenomenon in constant movement. In the analysis it was possible to notice that the teachers manifested, at the beginning of the formative experiment, meaning assignments in the proposed tasks, which differ from their own speeches. In the course of the same, with the readings, discussions, classroom practice and interventions of this researcher, it was possible to perceive that teachers started to attribute meanings to the assessment of learning, which refer to ideas of process and not only concern the student’s grade and approval, noting that the assessment is related to both teaching and learning.
Descrição: Acompanha: Princípios para organização da avaliação da aprendizagem à luz da teoria da atividade
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25017
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