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dc.creatorCalado, Luiz Alberto-
dc.date.accessioned2021-05-21T17:12:09Z-
dc.date.available2021-05-21T17:12:09Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationCALADO, Luiz Alberto. Sentidos da avaliação da aprendizagem em um processo de formação continuada de professores de matemática: contribuições da teoria da atividade. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25017-
dc.descriptionAcompanha: Princípios para organização da avaliação da aprendizagem à luz da teoria da atividadept_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the movement of personal senses of mathematics teachers in continuing education on the assessment of learning. In the context of this formation of the group of teachers subject to the research, the concept of formative experiment was adopted. In order to achieve the objective to which this work is aimed, we seek to answer the following question: What manifestations reveal the appropriation of new meanings on the evaluation of learning by Mathematics teachers in the process of continuing education? The theorical basis adopted for this work, the organization of actions for and during the research, the capture and analysis of qualitative research data, are based on the Historica-Cultural Theory, the Activity Theory and the Teaching Guiding Activity, understanding that the latter makes it possible to organize teaching and learning activities, and still highlights evaluation as a constant process of analysis in this context. To capture the data in the research, the concept of field diary, audio recordings, reflective sessions and own forms organized by the author were adopted, in which the research subjects recorded the written tasks. The formative meetings were organized, weekly with a duration of four hours each, the first two being in person and the four following remotely due to the pandemic of COVID-9 (Sars-CoV-2). For qualitative data analysis, the foundation based on the concept of isolate, proposed by Caraça (1989), was adopted to understand the phenomenon in constant movement. In the analysis it was possible to notice that the teachers manifested, at the beginning of the formative experiment, meaning assignments in the proposed tasks, which differ from their own speeches. In the course of the same, with the readings, discussions, classroom practice and interventions of this researcher, it was possible to perceive that teachers started to attribute meanings to the assessment of learning, which refer to ideas of process and not only concern the student’s grade and approval, noting that the assessment is related to both teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avalialçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação - Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Programas de atividadespt_BR
dc.subjectMathematics teachers, Training ofpt_BR
dc.subjectLearning - Evaluationpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectEducation - Paranápt_BR
dc.subjectActivity programs in educationpt_BR
dc.titleSentidos da avaliação da aprendizagem em um processo de formação continuada de professores de matemática: contribuições da teoria da atividadept_BR
dc.title.alternativeMeaning making of the learning evaluation in a process of continuing formation of mathematics teachers: contributions of the activity theorypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar o movimento dos sentidos pessoais sobre a avaliação da aprendizagem em um grupo de professores de Matemática em formação continuada. No contexto da formação do grupo de professores sujeitos da pesquisa, adotou-se o conceito de experimento formativo. Para alcançar o objetivo a que se destina este trabalho, buscamos responder a seguinte pergunta: Que manifestações revelam a apropriação de novos sentidos sobre a avaliação da aprendizagem, por parte de professores de Matemática em processo de formação continuada? A fundamentação teórica adotada para este trabalho, a organização das ações para, e no decorrer da pesquisa, a captação e análise dos dados estão fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade, na Atividade Orientadora de Ensino e nos pressupostos do método histórico-dialético. Para captação dos dados na pesquisa, adotou-se os seguintes instrumentos: diário de campo, gravações de áudio, sessões reflexivas e fichas próprias organizadas pelo autor, nas quais, os sujeitos da pesquisa registraram as tarefas escritas. Os encontros formativos foram organizados semanalmente, com duração de quatro horas cada, sendo os dois primeiros de forma presencial e os quatro posteriores de forma remota devido a pandemia da COVID–19 (Sars-CoV-2). Para análise dos dados de natureza qualitativa, adotou-se a fundamentação pautada no conceito de isolado, proposto por Caraça (1989), possibilitando a compreensão do fenômeno em constante movimento, por meio da elaboração de episódios e cenas, representativos no movimento do fenômeno em estudo. Na análise foi possível perceber que os professores manifestaram no início do experimento formativo, atribuições de sentido nas tarefas propostas, que diferem de seus próprios discursos. No decorrer do mesmo, com as leituras, as discussões, a prática em sala de aula e as intervenções deste investigador, foi possível perceber que os professores passaram a atribuir sentidos a avaliação da aprendizagem, que remetem a ideias de processo e não somente preocupação com a nota e a aprovação do estudante, observando que a avaliação está relacionada tanto ao ensino como a aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1457-1798pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6677175496396833pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flavia Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Flavia Dias de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee2Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.referee3Moretti, Vanessa Dias-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2435-5773pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324707549177305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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