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Título: Portais de transparência pública versus compreensibilidade da informação: um estudo com o balanço orçamentário
Título(s) alternativo(s): Portals of public transparency versus comprehensibility of information: a study with the budget balance
Autor(es): Knob, Caroline Corrêa Quevedo
Orientador(es): Schvirck, Eliandro
Palavras-chave: Transparência na administração pública
Informações governamentais
Administração pública
Contabilidade pública
Orçamento
Finanças públicas
Transparency in government
Government information
Public administration
Finance, Public - Accounting
Budget
Finance, Public
Data do documento: 1-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KNOB, Caroline Corrêa Quevedo. Portais de transparência pública versus compreensibilidade da informação: um estudo com o balanço orçamentário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Para que o exercício do controle social possa ser realizado pela população, além da publicidade na prestação de contas, as informações divulgadas pelo setor público devem ser compreensíveis e úteis para tomada de decisão. Entretanto, a compreensibilidade das informações contábeis do setor público tem se mostrado um fator crítico em um contexto de transparência governamental, obstaculizando o processo de tomada de decisão pelo usuário da informação. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo verificar se o disclosure obrigatório dos entes públicos realizado por meio dos portais da transparência diminui a assimetria informacional entre o cidadão e o setor público. A pesquisa foi realizada com base em questionário adaptado de estudos precedentes e aplicado aos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco. No questionário, além da caracterização dos respondentes, foi analisado o conhecimento em contabilidade, a percepção dos acadêmicos quanto aos portais da transparência e demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e a compreensibilidade das informações apresentadas no balanço orçamentário. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos como levantamento de campo (Survey) e quanto à abordagem como quantitativa. Foram obtidas 135 respostas válidas entre ambos os cursos de graduação e a análise de dados foi realizada por meio de técnicas de estatística descritiva. Os resultados evidenciam que mais de 55% dos acadêmicos considera possuir algum conhecimento em contabilidade e que 44% dos respondentes já acessou os portais da transparência, sobretudo para verificar a remuneração dos servidores públicos. Mais de 70% dos respondentes considera as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público importantes, entretanto, 52% dos discentes de Administração e 27% dos discentes de Ciências Contábeis nunca utilizou as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público e os discentes que já o fizeram utilizaram as demonstrações contábeis para fins acadêmicos. Também foi possível identificar que os acadêmicos não compreendem as informações sobre execução orçamentária apresentadas no balanço orçamentário e que independente do conhecimento em contabilidade a linguagem empregada no balanço orçamentário é considerada de difícil compreensão. Cerca de 80% dos acadêmicos considera necessária a utilização de complementos como notas explicativas, glossários e gráficos para trazer maior transparência às contas públicas. Dessa forma, a pesquisa evidencia que mesmo cidadãos com maior nível educacional possuem dificuldade para compreender as informações divulgadas pelo setor público e que o disclosure obrigatório realizado pelos entes governamentais não está sendo suficiente para reduzir a assimetria informacional entre o cidadão e o Estado.
Abstract: In order for the exercise of social control to be carried out by the population, in addition to publicity in accountability, the information disclosed by the public sector must be comprehensible and useful for decision making. However, the comprehensibility of public sector accounting information has proved to be a critical factor in a context of government transparency, hindering the decision-making process by the information user. In this sense, this research aims to verify whether the mandatory disclosure of public entities through the transparency portals diminishes the informational asymmetry between the citizen and the public sector. The research was conducted based on a questionnaire adapted from previous studies and applied to the students of Business Administration and Accounting from the Federal Technological University of Paraná campus Pato Branco. In addition to the characterization of the respondents, the questionnaire analyzed the knowledge in accounting, the perception of academics regarding the portals of transparency and ccounting statements applied to the public sector and the comprehensibility of the information presented in the budget balance. Methodologically the research is characterized as the objectives as descriptive, as the procedures as field survey (Survey) and as the approach as quantitative. 135 valid answers were obtained between both undergraduate courses and data analysis was performed using descriptive statistics techniques. The results show that more than 55% of the students consider to have some accounting knowledge and that 44% of the respondents have already accessed the transparency portals, especially to verify the remuneration of public servants. More than 70% of respondents consider financial statements applied to the public sector important, however, 52% of Management students and 27% of Accounting students have never used public sector financial statements and students who have done so have used the financial statements. accounting statements for academic purposes. It was also possible to identify that academics do not understand the budget execution information presented in the budget balance and that, independent of accounting knowledge, the language used in the budget balance is considered difficult to understand. About 80% of academics consider it necessary to use additions such as explanatory notes, glossaries and graphics to bring greater transparency to public accounts. Thus, the research shows that even citizens with higher educational level have difficulty understanding the information disclosed by the public sector and that mandatory disclosure by government entities is not being sufficient to reduce the informational asymmetry between the citizen and the state.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24897
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