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Título: Considerações sobre o Ideb: propostas e desafios para uma educação de qualidade na rede municipal de ensino do município de Telêmaco Borba/PR
Autor(es): Machado, Gilmar Nunes
Orientador(es): Magalhães, Ana Cristina Macedo
Palavras-chave: Escolas públicas
Avaliação educacional
Planejamento educacional
Indicadores educacionais
Política pública - Educação
Public schools
Education - Evaluation
Educational planning
Educational indicators
Public policy - Education
Data do documento: 6-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Gilmar Nunes. Considerações sobre o Ideb: propostas e desafios para uma educação de qualidade na rede municipal de ensino do município de Telêmaco Borba/PR. 2011. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem referente à implantação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – e sua relevância para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a melhoria da qualidade do ensino. O IDEB surgiu em decorrência da evolução das avaliações externas a partir da criação do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica que expos a preocupação em se oferecer aos brasileiros uma educação de qualidade. Como objetivo, a pesquisa procurou analisar a influência do IDEB a partir da definição do termo indicador como elemento norteador das políticas públicas e como instrumento de elaboração, direcionamento e controle das ações educacionais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Partindo de dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e informações concedidas pela SME de Telêmaco Borba, demonstrou-se o desempenho das escolas municipais comparadas ao contexto microrregional e estadual. Os resultados observados denotam que a educação fundamental no município está caminhando progressivamente, porém a meta do IDEB prevista para ser alcançada até 2022 continua sendo um desafio que exigirá um trabalho constante por parte dos profissionais da educação.
Abstract: This research presents an approach about the implantation of Development Index of Basic Education – “IDEB” (Índice de desenvolvimento da Educação básica) - and its relevance to the development of public politics aimed to improving the quality education. The “IDEB” appeared as a result of external evaluations trajectory from the creation of the Development Plan for Basic Education that expose a concern to provide for Brazilian people a quality education. As goal, the research sought to examine the “IDEB” influence from the definition of the indicator term guiding to the public politics and as an instrument of preparation, direction and control of educational activities developed by the Municipal Education Office “(Secretaria Municipal de Educaçao)”. Based on data released by the Education Department “(MEC – Ministério da Educação)” and information given from Telêmaco Borba Municipal Education Office demonstrated the municipal schools performance in the state and microregional context. The results observed denote that the basic education in this city is moving progressively, but the goal of IDEB expected to be achieved until 2022 continue to being a challenge that will require constant work and dedication by all segments related to education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21393
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