Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21369
Título: A expansão, a descentralização e a democratização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: campus São José dos Campos
Autor(es): Souza, Claudia Maria de
Orientador(es): Buiar, Denise Rauta
Palavras-chave: Administração pública
Democracia
Política pública - Educação
Public administration
Democracy
Public policy - Education
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Claudia Maria de. A expansão, a descentralização e a democratização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: campus São José dos Campos. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O modelo de gestão democrática implantado pelos órgãos públicos, em particular por órgãos educacionais contribui para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes e participativos. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP este modelo de gestão vem sendo implantado. Porém com a velocidade que vem acontecendo a expansão do IFSP, com a descentralização de várias ações administrativas e pedagógicas, passando a fazer parte das atribuições dos servidores dos campi e com a contratação de um grande número de novos servidores, surgiram muitos desafios que precisam ser superados como: preparar os servidores para que possam incorporar essas atribuições e atender as necessidades da comunidade de servidores e alunos; proporcionar um ensino de qualidade e um clima organizacional agradável a todos, democrático e participativo. Este trabalho foi desenvolvido em duas partes: A primeira é uma pequena reflexão sobre o conceito de democracia e sobre os avanços no entendimento da necessidade de uma gestão democrática de fato nos órgãos de ensino. A segunda mostra o histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP e, através da análise da pesquisa realizada com servidores e alunos do Campus São José dos Campos, pode-se avaliar os impactos da expansão do IFSP e o processo de descentralização e democratização, do ponto de vista do Campus SJC.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21369
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_2013_32.pdf861,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.