Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20014
Título: Segurança da informação: uma proposta para segurança de redes em pequenas e médias empresas
Autor(es): Zotto, Fernando Derenievicz
Orientador(es): Nabas, Kleber Kendy Horikawa
Palavras-chave: Computadores - Medidas de segurança
Redes de computadores - Medidas de segurança
Segurança de sistemas
Proteção de dados
Computer security
Computer networks - Security measures
System safety
Data protection
Data do documento: 28-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZOTTO, Fernando Derenievicz. Segurança da informação: uma proposta para segurança de redes em pequenas e médias empresas. 2012. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A segurança da informação bem como a segurança das redes de computadores têm se tornado um tema bastante comum ao longo dos anos que decorreram após o surgimento da internet. Porém mesmo com a evolução da tecnologia e a disponibilidade de um acervo infinito de informações sobre o tema, empresas de pequeno e médio porte ainda têm grandes dificuldades na implantação de políticas e ferramentas eficazes na segurança da informação. Isto ocorre por que grande parte das ferramentas disponíveis no mercado exigem um nível de conhecimento técnico alto, ou uma grande disponibilidade para gerenciar tais tecnologias. Ao decorrer deste trabalho serão apresentadas informações e conceitos sobre redes de computadores e segurança da informação, bem como uma pesquisa atualizada sobre o nível de preocupação das organizações com o tema segurança da informação. Este trabalho não tem o objetivo de trazer uma solução definitiva para implantar um nível de segurança alto dentro das organizações, pois conclui-se que não exista uma receita infalível. Cada organização, ramo de atividade ou rede de computadores possui características únicas que devem ser analisadas com particularmente antes de prescrever uma tecnologia eficaz na proteção de seus dados e informações.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20014
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TELEINFO_XX_2012_07.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.