Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20003
Título: Expansão de rede Gigabit Ethernet
Autor(es): Menegotto, Francisco Antonio
Orientador(es): Nabas, Kleber Kendy Horikawa
Palavras-chave: Redes de computadores
Telecomunicações - Tráfego
Computer networks
Telecommunication – Traffic
Data do documento: 4-Jul-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENEGOTTO, Francisco Antonio. Expansão de rede Gigabit Ethernet. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Neste trabalho será explorada a expansão de uma rede Gigabit Ethernet de uma empresa operadora que fornece serviços de trânsito de rede e internet. Para tanto será apresentado um cenário real de uma rede Gigabit Ethernet em uma região em determinado momento, e a mesma rede após dois anos. Esta rede é baseada em switch (switched network) contendo um roteador instalado numa cidade e switches Gigabit Ethernet instalados em cidades da região, atendendo aos clientes que contratam serviços IP da operadora. A interligação dos quipamentos é feita por fibra óptica. Na rede há uso de VLANs que são configuradas em todos os switches instalados, permitindo redundância de tráfego caso ocorra queda de um enlace. Para evitar loop na rede, é utilizado o protocolo Spanning Tree (STP). Com o aumento de equipamentos, clientes e demanda a tabela MAC, o tráfego de pacotes broadcast nos enlaces e o uso de CPU dos switches aumentam. Dependendo da limitação da tabela MAC do switch alguns endereços MAC desaparecem da tabela e alguns computadores perdem comunicação com o gateway. A solução geralmente é limpar a tabela de MAC do switch de acesso. Em alguns casos determinadas VLANs são apagadas do switch. Uma sugestão para redução destes problemas é a segmentação da rede. Com menos switches ativos e clientes atendidos em cada rede Giga, as tabelas MAC dos switches, o tráfego de broadcast e colisões na rede e o uso de CPU dos equipamentos diminuem e a convergência do STP torna-se mais rápida.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20003
Aparece nas coleções:CT - Teleinformática e Redes de Computadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TELEINFO_XIX_2011_10.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.