Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Marcelo Carvalho da
dc.date.accessioned2020-11-24T10:38:50Z-
dc.date.available2020-11-24T10:38:50Z-
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.citationROSA, Marcelo Carvalho da Rosa. Sistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásico. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19807-
dc.description.abstractEnvironmental issues have become over the years one of the major global concerns, in particular, issues related to the emissions generated by the vehicular fleet in the cities, due to the increased number of vehicles. The automotive market in turn, through regulatory incentives and regulations, are increasingly investing in solutions to reduce emission levels of their vehicles, or even, projects of vehicle with zero emission, for exemple, vehicles 100% electric. The development of new projects to meet the regulatory standards of the vehicles, normally starts with the drive system, as they are the major emitters of pollutants due to burning fuel. With the improved drive system and implementation of a after treatment systems, it is necessary, to optimize the auxiliary equipment of the vehicle, with the intuited to further reduce engine power demand and consequently, reducing emissions levels and improving the efficiency. The focus of this paper is over one of the auxiliary equipment of the vehicle, the electric hydraulic power steering system for heavy vehicles, used in conventional internal combustion engine (ICE) vehicles, such as, electric vehicles (EVs), hybrid electric vehicles (HEVs) and plug-in hybrid electric vehicles (PHEVs). The paper will present the dimensioning, communication and the assembly of electric hydraulic power steering system in a hybrid bus. It will further be realized a functional test, with the aim of optimizing the efficiency and operation compared to conventional systems coupled to the conventional internal combustion engine.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDireção de veículos a motorpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subjectInversores elétricospt_BR
dc.subjectMotor vehicle drivingpt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectRenewable energy sourcespt_BR
dc.subjectElectric inverterspt_BR
dc.titleSistema de direção elétrica assistida para veículos elétricos e híbridos utilizando motor de indução trifásicopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs questões ambientais tornaram-se ao longo dos anos uma das grandes preocupações mundiais, em especial, questões relacionadas aos níveis de emissões gerado pelas frotas veiculares, devido ao aumento do número de veículos. O mercado automotivo por sua vez, através de normas regulamentadoras e incentivos, investem cada vez mais em soluções para reduzir os níveis de emissões de seus veículos, ou até mesmo, projetos de veículos com emissões zero, caso dos veículos 100% elétricos. O desenvolvimento de novos projetos para atender as normas regulamentadoras parte normalmente pelo sistema de tração dos veículos, pois são os principais emissores de poluentes devido a queima do combustível. Com o sistema de tração aperfeiçoado e sistemas de pós tratamento implementado, faz se necessário, otimizar os equipamentos auxiliares, com o intuído de reduzir ainda mais a demanda de potência do motor a combustão do veículo e consequentemente, reduzindo os níveis de emissões e melhorando a eficiência. Este trabalho tem como foco um dos equipamentos auxiliares do veículo, o sistema de direção elétrica assistida, utilizada tanto em veículos pesados tradicionais, como em veículos híbridos e 100% elétrico. Será apresentado o dimensionamento, comunicação e montagem do sistema de direção elétrica assistida em um veículo hibrido utilizado no transporte de pessoas. Será realizado ainda um teste funcional, com o objetivo de otimizar sua eficiência e funcionamento comparado aos sistemas convencionais acoplados ao motor a combustão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.referee1Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.referee2Schneider, Guilherme Alceu
dc.contributor.referee3Schneider, Guilherme Alceu
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotivapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CESEB_II_2014_01.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.