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Título: Inovação na educação para uma cidade inteligente: uma análise de projetos educacionais inovadores na rede municipal da cidade de Curitiba-PR
Título(s) alternativo(s): Innovation on education for smart cities: an anlysis of educacional projects of municipal schools of Curitiba
Autor(es): Fariniuk, Tharsila Maynardes Dallabona
Orientador(es): Kucharski, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Educação - Indicadores
Escolas - Curitiba (PR)
Política pública
Technological innovations
Education - Directories
Schools - Curitiba (PR)
Public policy
Data do documento: 19-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FARINIUK, Tharsila Maynardes Dallabona. Inovação na educação para uma cidade inteligente: uma análise de projetos educacionais inovadores na rede municipal da cidade de Curitiba-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Essa pesquisa questiona se os indicadores educacionais da rede municipal de ensino de Curitiba são influenciados por ações inovadoras desenvolvidas pontualmente nas unidades, e em que medida essa inovação na educação pode representar um passo no processo de inteligenciamento urbano. É objetivo do estudo identificar e caracterizar a relação entre os projetos de inovação na educação da rede municipal de Curitiba e indicadores educacionais, à luz do conceito de cidade inteligente. Em termos metodológicos, a pesquisa estrutura-se em três fases: a) aproximação com o fenômeno a partir de levantamento bibliográfico-documental relativo à correlação entre os conceitos de inovação para a educação e de cidade inteligente; b) investigação da existência de relações entre a implantação e desenvolvimento dos projetos e os resultados obtidos nos indicadores educacionais levantados pelo INEP; e c) estabelecimento de inferências a partir da construção fenomenológica estabelecida na segunda fase, à luz do conceito de cidade inteligente. A pesquisa concluiu que não há relações diretas e/ou visíveis a curto prazo entre o fato de uma escola desenvolver diversos projetos inovadores e seus respectivos indicadores. Os impactos mais globais só poderão ser percebidos quantitativamente a longo prazo, uma vez que em curto prazo as interferências positivas dos projetos podem estar circunscritas a um número reduzido de estudantes mais ativamente envolvidos nas iniciativas. Discutiu-se, por fim, que é preciso existir uma combinação de diferentes metodologias e abordagens sobre um mesmo recorte para que as pesquisas educacionais possam refletir a realidade com mais veracidade, mas que a observação quantitativa é importante no sentido exploratório para desmitificar conceitos e indicar possibilidades investigativas.
Abstract: This research starts questioning if educational indicators of Curitiba’s municipal education are influenced by innovative actions developed in the institutions, and in which measure this innovation can represent a step in the process of urban intelligence. The objective of this study is to identify and to characterize the relationship between innovation projects in the municipal education institutions of Curitiba and educational indicators, under the perspective of the concept of intelligent city. In methodological terms, the research is structured in three phases: a) an approximation with the phenomenon from a bibliographical-documentary survey, based on the correlation between the concepts of innovation for education and smart city; b) an investigation about the existence of relations between the implementation and development of projects and results obtained in the educational indicators raised by INEP; and c) the establishment of inferences from the phenomenological construction, considering the concept of smart city. The research concluded that there are no direct or visible short term relationships between the fact the development of several innovative projects in the schools and their respective indicators. The conclusion is that impacts can only be perceived quantitatively in long term, since in the short term the positive interferences of the projects may be confined to a reduced number of students more actively involved in the initiatives. Finally, it was argued that we need a combination of different methodologies and approaches on educational researches to reflect more truthfully the reality. However, quantitative observations are important in the exploratory sense to demystify concepts and to indicate research possibilities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19641
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