Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarata, Manoel Silva
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:12Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:12Z-
dc.date.issued2019-09-27
dc.identifier.citationBARATA, Manoel Silva. Desenvolvimento do curso em metodologia científica instrumental na modalidade a distância no campus virtual Fiocruz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19631-
dc.description.abstractEste estudo está dividido em três partes, um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa, Curso de Metodologia Científica Instrumental na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso com seus alunos. O problema que motivou esta pesquisa... A questão norteadora é como desenvolver e oferecer um curso de metodologia científica para pessoas que não poderiam ser capazes de fazê-lo presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer subsídios para a melhoria de cursos no formato da Educação a Distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo é a abordagem quantitativa e qualitativa, explicativa, apresentando os principais recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis a todos que concluíram o curso e com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma, com sugestões de melhorias para futuras versões deste curso; e outra, com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos por nossa instituição; Também, destacaram-se alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância como questões relacionadas ao aspecto tecnológico, às mídias, à dimensão pedagógica, à interação e à tutoria. O – objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de avaliar sua qualidade e coletar sugestões de melhorias para versões futuras, com seu próprio público-alvo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectCursos online aberto massivopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.subjectMassive open online coursept_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleDesenvolvimento do curso em metodologia científica instrumental na modalidade a distância no campus virtual Fiocruzpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an online course on introduction to scientific methodology in the Fiocruz cirtual campuspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo está dividido em três partes, um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa, Curso de Metodologia Científica Instrumental na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso com seus alunos. O problema que motivou esta pesquisa... A questão norteadora é como desenvolver e oferecer um curso de metodologia científica para pessoas que não poderiam ser capazes de fazê-lo presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer subsídios para a melhoria de cursos no formato da Educação a Distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo é a abordagem quantitativa e qualitativa, explicativa, apresentando os principais recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis a todos que concluíram o curso e com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma, com sugestões de melhorias para futuras versões deste curso; e outra, com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos por nossa instituição; Também, destacaram-se alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância como questões relacionadas ao aspecto tecnológico, às mídias, à dimensão pedagógica, à interação e à tutoria. O – objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de avaliar sua qualidade e coletar sugestões de melhorias para versões futuras, com seu próprio público-alvo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee2Kucharski, Marcus Vincicius Santos
dc.contributor.referee3Miziara, Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_34.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.