Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Dilma José
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:04Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:04Z-
dc.date.issued2019-07-27
dc.identifier.citationLOPES, Dilma José. Aplicativos móveis no ensino de biologia celular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19622-
dc.description.abstractTechnological advances in education, with the use of information and communication technologies (TIC), in many variables, are of great value, have many repercussions.The purpose of this study is to analyze information and communication technologies and identify the potentialities of the EvoBooks cell app and the QR Code Reader through the use of smartphones for teaching cytology content. To do só, perform a bibliographic search, by consulting databases in electronic media. They were analyzed as scientific productions of several researchers of this theme, emphasizing the application EvoBooks cells and the QR Code Reader, their applications and the results obtained with their use. It was found that as ICTs are important for providing interactivity, a joint construction of knowledge and access to information; and that different technologies have been used for this purpose. It was concluded that there has been significant progress regarding education and technology use, but there are still gaps in this process, which requires the adoption of strategies for fulfilled practices, such as professional training courses and the development of public policies that promote digital inclusion, for example.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleAplicativos móveis no ensino de biologia celularpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos no âmbito da educação, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em suas várias modalidades, é de grande valia, trazendo muitas repercussões. O objetivo deste estudo é analisar o uso dos aplicativos EvoBooks células e o QR Code Reader através de smartphones para o ensino de conteúdos de Citologia. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, por meio da consulta a bases de dados em meio eletrônico de diversos pesquisadores desta temática, enfatizando o aplicativo EvoBooks células e o QR Code Reader, suas aplicações e os resultados obtidos com o seu emprego. Constatou-se que as TIC são importantes por propiciar a interatividade, a construção conjunta do conhecimento e o acesso à informação; e que diferentes tecnologias têm sido empregadas para este fim. Concluiu-se que houve progresso significativo em relação à educação e ao uso das tecnologias, porém ainda há lacunas nesse processo, que requerem a adoção de estratégias para serem preenchidas, como cursos de capacitação profissional e desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão digital, por exemplo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Panossian, Maria Lúcia
dc.contributor.referee1Panossian, Maria Lúcia
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee3Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULARpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_15.pdf952,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.