Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19536
Título: O relatório A3 na estruturação de projetos de melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de abrangência nacional
Título(s) alternativo(s): The A3 report on structuring continuous improvement projects: a case study in a nationwide company
Autor(es): Bastos, Álan Eduardo Meira
Orientador(es): Muncinelli, Gianfranco
Palavras-chave: Produção enxuta
Controle de qualidade
Controle de processo
Gestão da qualidade total
Ferramentas - Controle de qualidade
Lean manufacturing
Quality control
Process control
Total quality management
Quality control - Tools
Data do documento: 15-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASTOS, Álan Eduardo Meira. O relatório A3 na estruturação de projetos de melhoria contínua: um estudo de caso em uma empresa de abrangência nacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O Relatório A3 é uma ferramenta de melhoria contínua amplamente utilizada pela Toyota para estruturar projetos de melhoria através do ciclo PDCA. Este estudo de caso tem como objetivo analisar a implantação desta ferramenta em uma empresa de abrangência nacional. O objetivo da organização é o desenvolvimento de uma nova cultura kaizen de melhoria contínua, introduzindo conceitos de produção enxuta e gestão da qualidade para melhora dos processos de forma global. Com o uso da observação participante e outros métodos de coleta de dados, foi desenvolvido um estudo de caso no primeiro ciclo da iniciativa estratégica. O estudo possibilitou analisar de forma detalhada como a organização utilizou o relatório A3 em um dos casos tratado como relevante, gerando informações sobre os pontos positivos da aplicação e oportunidades de melhoria para as próximas etapas do projeto.
Abstract: The A3 Report is a tool for continuous improvement, used by Toyota to structure improvement projects through the PDCA cycle. This case study aims to analyze the implementation of this tool in a national company. The organization’s objective is the development of a new, continuously improved culture, introducing concepts of migratory production and quality management to improve processes globally. Using participant observation and other data collection methods, a case study was developed in the first cycle of strategic initiative. The study allows to analyze in detail how the organization uses the A3 report in one of the cases treated as relevant, generating information about the positive points of the application and opportunities for improvement for the next stages of the project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19536
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVII_2017_01.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.