Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19502
Título: Videoconferências na receita estadual do Paraná
Autor(es): Muniz, Fred
Orientador(es): Nabas, Kleber Kendy Horikawa
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Videoconferências
Reuniões
Information technology
Videoconferencing
Meetings
Data do documento: 6-Jun-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MUNIZ, Fred. Videoconferências na receita estadual do Paraná. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é conhecer os recursos de tecnologia da informação e comunicação disponíveis para a realização de videoconferências e então buscar conhecer as variáveis internas no âmbito da Receita Estadual do Paraná que podem interferir positiva e negativamente para a adoção do uso de videoconferências. E para dar conta deste objetivo principal o estudo apresenta a estrutura organizacional da Receita Estadual do Paraná; descreve a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da Receita Estadual do Paraná; apresenta os conceitos e técnicas aplicáveis à realização de reuniões não presenciais, em especial das videoconferências; descreve os aspectos tecnológicos relacionados a realização de videoconferências e; ao final identifica os aspectos que podem influenciar positiva ou negativamente a utilização de videoconferências no âmbito da Receita Estadual do Paraná, a partir da verificação da existência ou não das condições consideradas favoráveis ou desfavoráveis na literatura estudada. A metodologia usada para a realização deste estudo foi principalmente a revisão de literatura através do material bibliográfico e documental sobre o tema proposto. Neste estudo foram apresentadas as principais características de duas soluções gratuitas para videoconferências: o Skype e o BigBlueButton. O aplicativo Skype permite a realização de videoconferências com boa qualidade de vídeo e possui todas as funcionalidades disponíveis na maioria das ferramentas de videoconferências. Porém, as videoconferências estão limitadas a 10 participantes, o que poderia, conforme demonstrou o estudo, ser insuficiente para atender as necessidades da organização. A solução de webconferência BigBlueButton, por sua vez, permite o gerenciamento centralizado do uso do serviço e suporta um número elevado de participantes, porém, a qualidade do vídeo transmitido é adequada para uma webconferência na estação de trabalho, mas, inadequada para uma sala de reuniões.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19502
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_I_2014_9.pdf169,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.