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Título: Plano de negócio de uma empresa de fabricação de calha: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Business plan of a company rail manufacturing - case study
Autor(es): Silva, Milena do Vale
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Empreendedorismo
Construção civil
Negócios
Pesquisa de mercado
Análise econômico-financeira
Planejamento empresarial
Entrepreneurship
Building
Business
Marketing research
Ratio analysis
Business planning
Data do documento: 8-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Milena do Vale. Plano de negócio de uma empresa de fabricação de calha: estudo de caso. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as oportunidades de crescimento de uma empresa especializada em serviços de instalações de calhas e reforma de coberturas. A empresa, do estudo de caso, está consolidada no mercado da construção civil, atuando a mais de quinze anos. Nos últimos dois anos, a empresa de fabricação de calhas deixou a informalidade e passou a ser uma Microempresa Individual – MEI. Para avaliar as características da empresa no mercado foi desenvolvido um Plano de Negócio. Esse plano permitiu avaliar as características do negócio, analisar a relação da empresa entre os clientes, os fornecedores e os concorrentes, conhecer as estratégias de marketing aplicadas, entender o plano de operação da empresa, desenvolver o plano financeiro e apresentar a avaliação estratégia de mercado. Em relação às características do negócio foi apresentado o local onde funciona o escritório da empresa, em Curitiba/PR, numa região de intenso fluxo de pessoa, composta por dois sócios formalizados juridicamente pela denominação de MEI, a empresa atua na no segundo setor da economia prestando serviço para a construção civil e o capital da empresa é dividido igualmente entre os sócios. Quanto à análise de mercado foi possível determinar o perfil dos clientes, a posição da empresa em relação aos concorrentes e o relacionamento com os fornecedores. Sobre o plano de marketing foi possível verificar que a empresa investe pouco, porém tem nome conhecido no mercado e interesse de aumentar a divulgação. Com relação ao plano operacional a empresa tem definido as etapas macros de atividade o que gera ganho de competitividade. A cerca do plano financeiro foi desenvolvido uma estrutura de cálculo, que permitiu verificar que a empresa atua com lucro de aproximadamente 10%. No que se refere a avaliação estratégica foi observado os pontos fortes como experiências dos sócios e os fracos como poucas estratégias promocionais. Concluindo com o sumário executivo.
Abstract: This work aims to analyze the growth opportunities of a company specializing in trunking facilities and renovation of roofing services. The company, the case study, is consolidated in the construction market, working for more than fifteen years. In the past two years, the gutters manufacturing company left the informality and became a Single Micro - MEI. To evaluate the characteristics of the company in the market has developed a Business Plan. This plan allowed us to assess the characteristics of the business, analyze the relationship of the company with customers, suppliers and competitors, to know the marketing strategies applied, understand the operation plan of the company, develop the financial plan and present the assessment market strategy . In relation to the business characteristics was presented where does the company's office in Curitiba / PR, a region of intense person flow, composed of two formal partners legally by MEI denomination the company operates in the second sector of the economy providing services to the construction industry and the company's capital is divided equally between the partners. As for the market analysis it was possible to determine the customer profile, the company's position in relation to competitors and the relationship with suppliers. About the marketing plan was possible to verify that the company invests little, but has known name in the market and interest to increase disclosure. Regarding the operational level the company has defined macros steps activity which generates gain competitiveness. About the financial plan was developed a calculation structure, which has shown that the company operates at a profit of approximately 10%. As regards the strategic assessment noted the strengths and experiences of members and the weak as few promotional strategies. Concluding with the executive summary.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19083
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