Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Milena do Vale
dc.date.accessioned2020-11-23T14:06:09Z-
dc.date.available2020-11-23T14:06:09Z-
dc.date.issued2016-07-08
dc.identifier.citationSILVA, Milena do Vale. Plano de negócio de uma empresa de fabricação de calha: estudo de caso. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19083-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the growth opportunities of a company specializing in trunking facilities and renovation of roofing services. The company, the case study, is consolidated in the construction market, working for more than fifteen years. In the past two years, the gutters manufacturing company left the informality and became a Single Micro - MEI. To evaluate the characteristics of the company in the market has developed a Business Plan. This plan allowed us to assess the characteristics of the business, analyze the relationship of the company with customers, suppliers and competitors, to know the marketing strategies applied, understand the operation plan of the company, develop the financial plan and present the assessment market strategy . In relation to the business characteristics was presented where does the company's office in Curitiba / PR, a region of intense person flow, composed of two formal partners legally by MEI denomination the company operates in the second sector of the economy providing services to the construction industry and the company's capital is divided equally between the partners. As for the market analysis it was possible to determine the customer profile, the company's position in relation to competitors and the relationship with suppliers. About the marketing plan was possible to verify that the company invests little, but has known name in the market and interest to increase disclosure. Regarding the operational level the company has defined macros steps activity which generates gain competitiveness. About the financial plan was developed a calculation structure, which has shown that the company operates at a profit of approximately 10%. As regards the strategic assessment noted the strengths and experiences of members and the weak as few promotional strategies. Concluding with the executive summary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectAnálise econômico-financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectMarketing researchpt_BR
dc.subjectRatio analysispt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.titlePlano de negócio de uma empresa de fabricação de calha: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeBusiness plan of a company rail manufacturing - case studypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar as oportunidades de crescimento de uma empresa especializada em serviços de instalações de calhas e reforma de coberturas. A empresa, do estudo de caso, está consolidada no mercado da construção civil, atuando a mais de quinze anos. Nos últimos dois anos, a empresa de fabricação de calhas deixou a informalidade e passou a ser uma Microempresa Individual – MEI. Para avaliar as características da empresa no mercado foi desenvolvido um Plano de Negócio. Esse plano permitiu avaliar as características do negócio, analisar a relação da empresa entre os clientes, os fornecedores e os concorrentes, conhecer as estratégias de marketing aplicadas, entender o plano de operação da empresa, desenvolver o plano financeiro e apresentar a avaliação estratégia de mercado. Em relação às características do negócio foi apresentado o local onde funciona o escritório da empresa, em Curitiba/PR, numa região de intenso fluxo de pessoa, composta por dois sócios formalizados juridicamente pela denominação de MEI, a empresa atua na no segundo setor da economia prestando serviço para a construção civil e o capital da empresa é dividido igualmente entre os sócios. Quanto à análise de mercado foi possível determinar o perfil dos clientes, a posição da empresa em relação aos concorrentes e o relacionamento com os fornecedores. Sobre o plano de marketing foi possível verificar que a empresa investe pouco, porém tem nome conhecido no mercado e interesse de aumentar a divulgação. Com relação ao plano operacional a empresa tem definido as etapas macros de atividade o que gera ganho de competitividade. A cerca do plano financeiro foi desenvolvido uma estrutura de cálculo, que permitiu verificar que a empresa atua com lucro de aproximadamente 10%. No que se refere a avaliação estratégica foi observado os pontos fortes como experiências dos sócios e os fracos como poucas estratégias promocionais. Concluindo com o sumário executivo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee2Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee3Matoski, Adalberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXII_2016_19.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.