Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18959
Título: Da escrita à reescrita: aplicação e análise de resultados a partir da proposta de correção e revisão textual-interativa
Autor(es): Silveira, Juliana Barreto
Orientador(es): Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Textos
Escrita - Estudo e ensino
Comunicação escrita
Texts
Writing - Study and teaching
Written communication
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVEIRA, Juliana. Barreto da. Da escrita à reescrita: aplicação e análise de resultados a partir da proposta de correção e revisão textual-interativa. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A produção de textos na conjuntura escolar demanda de um enfoque metodológico voltado à construção de habilidades e competências de escrita condizentes com os gêneros que circulam socialmente. Nesse sentido, o projeto de pesquisa visa colaborar com o processo de produção textual em sala de aula, por meio da reflexão sobre a prática de correção e revisão textual-interativa através de uma proposta de escrita direcionada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa será fundamentada nas concepções teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), na Base Nacional Comum Curricular (2017), na abordagem processual da escrita de RUIZ (2010) e Wachowicz (2015), e terá o objetivo de refletir concepções teóricas e metodológicas que embasam o processo de escrita na escola através de práticas orientadoras focando a produção, correção e reescrita, compreendendo-a como um ponto necessário à escrita de textos coerentes, adequados à situação de enunciação. A proposta didática parte da produção do gênero textual conto maravilhoso, aplicada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a combinação das teoria de Ruiz (2010) e Wachowicz (2015) acerca dos processos de correção e reescrita são eficaz e contribuem efetivamente para o desenvolvimento de estudantes proficientes nas práticas de produção escrita.
Abstract: The production of texts in the school environment demands a methodological approach aimed at the construction of writing skills and competences suitable for the genres that circulate socially. According to this, the research project aims to collaborate with the textual production process in the classroom, through reflection on the practice of textualinteractive correction and revision through a written proposal directed to the students of the 6th year of Primary Education. The research will be based on the theoretical conceptions of National Curricular Parameters (1998), on the National Curricular Common Base (2017), on the procedural approach of RUIZ (2010) and Wachowicz (2015) writing, and will aim to reflect theoretical and methodological conceptions that support the writing process in the school through orienting practices focusing on the production, correction and rewriting, understanding it as a necessary point for the writing of coherent texts, adequate to the situation of enunciation. The didactic proposal starts from the production of the textual genre fairy tales, applied to students of the 6th year of Elementary School. The results show that the combination of the Ruiz (2010) and Wachowicz (2015) theory on the correction and rewriting processes are effective and effectively contribute to the development of proficient students in written production practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18959
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLC_2_2018_05.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.