Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Juliana Barreto
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:43Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:43Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationSILVEIRA, Juliana. Barreto da. Da escrita à reescrita: aplicação e análise de resultados a partir da proposta de correção e revisão textual-interativa. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18959-
dc.description.abstractThe production of texts in the school environment demands a methodological approach aimed at the construction of writing skills and competences suitable for the genres that circulate socially. According to this, the research project aims to collaborate with the textual production process in the classroom, through reflection on the practice of textualinteractive correction and revision through a written proposal directed to the students of the 6th year of Primary Education. The research will be based on the theoretical conceptions of National Curricular Parameters (1998), on the National Curricular Common Base (2017), on the procedural approach of RUIZ (2010) and Wachowicz (2015) writing, and will aim to reflect theoretical and methodological conceptions that support the writing process in the school through orienting practices focusing on the production, correction and rewriting, understanding it as a necessary point for the writing of coherent texts, adequate to the situation of enunciation. The didactic proposal starts from the production of the textual genre fairy tales, applied to students of the 6th year of Elementary School. The results show that the combination of the Ruiz (2010) and Wachowicz (2015) theory on the correction and rewriting processes are effective and effectively contribute to the development of proficient students in written production practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectWriting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.titleDa escrita à reescrita: aplicação e análise de resultados a partir da proposta de correção e revisão textual-interativapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA produção de textos na conjuntura escolar demanda de um enfoque metodológico voltado à construção de habilidades e competências de escrita condizentes com os gêneros que circulam socialmente. Nesse sentido, o projeto de pesquisa visa colaborar com o processo de produção textual em sala de aula, por meio da reflexão sobre a prática de correção e revisão textual-interativa através de uma proposta de escrita direcionada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa será fundamentada nas concepções teóricas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), na Base Nacional Comum Curricular (2017), na abordagem processual da escrita de RUIZ (2010) e Wachowicz (2015), e terá o objetivo de refletir concepções teóricas e metodológicas que embasam o processo de escrita na escola através de práticas orientadoras focando a produção, correção e reescrita, compreendendo-a como um ponto necessário à escrita de textos coerentes, adequados à situação de enunciação. A proposta didática parte da produção do gênero textual conto maravilhoso, aplicada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a combinação das teoria de Ruiz (2010) e Wachowicz (2015) acerca dos processos de correção e reescrita são eficaz e contribuem efetivamente para o desenvolvimento de estudantes proficientes nas práticas de produção escrita.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
dc.contributor.referee1Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
dc.contributor.referee2Prim, Cristina de Souza
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLC_2_2018_05.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.