Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944
Título: A literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricos
Autor(es): Martins, Elaine Donizeti
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Literatura
Educação
Periferias
Literature
Education
Inner cities
Data do documento: 21-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARTINS, Eliane Donizeti. A literatura periférica como impulsionadora de mudanças nos bairros periféricos. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho, na área do conhecimento das Letras, tem como objeto de estudo a Literatura Periférica e a sua presença nos bairros periféricos, bem como sua influência no cotidiano desses locais. A comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental M´Boi Mirim II foi apresentada a essa literatura. Com o intuito de utilizar o conhecimento prévio daqueles que residem nos bairros periféricos, objetiva-se contribuir para a conscientização da importância da leitura e da escrita, por meio da acessibilidade à cultura, visando o exercício efetivo da cidadania. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e método dialético, que, como procedimento técnico, é a pesquisa-ação. Dessa forma, analisou-se como a literatura periférica pode servir de subsídio para incentivar a leitura, a escrita e a produção cultural através do desenvolvimento do Trabalho Colaborativo Autoral proposto pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, através do Programa Mais Educação. Os resultados alcançados indicam que a Literatura Periférica é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, além de contribuir no processo de tornar a escola um local prazeroso, um espaço para a valorização da arte, do sentimento, da vida humana e do desenvolvimento do ser humano.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18944
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_02.pdf412,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.